03/04/24 |   Gestão Estratégica

Chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros define equipe adjunta de gestão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Equipe adjunta de gestão assumiu oficialmente na segunda (1º)

Equipe adjunta de gestão assumiu oficialmente na segunda (1º)

A chefe-geral interina da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Tereza Cristina de Oliveira, divulgou nesta terça (2) os nomes que passam a compor sua equipe adjunta de gestão, nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Administração.

Com nomeação efetiva pela Diretoria-Executiva da Embrapa, a partir de segunda (1º), completam o colegiado de gGestão da unidade da Embrapa, interinamente, o pesquisador Amaury da Silva dos Santos, na chefia-adjunta de P&D, a pesquisadora Cristiane Otto de Sá, na chefia de TT, e o analista Edgard de Medeiros Sarmento Neto, na chefia de Administração. 

O grupo gestor tem como atribuições apoiar a chefia-geral coordenando os principais processos de atuação do centro de pesquisa e as equipes neles envolvidas. 

Destacam-se como ações da chefia de P&D coordenar a elaboração da proposta da agenda pesquisas da Unidade com foco na inovação, coordenar a elaboração, a execução, o acompanhamento e o controle dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e assegurar a qualidade técnica e a eficácia da programação de P&D.

À chefia de TT cabe, entre outras ações, coordenar a prospecção de problemas e demandas tecnológicas do ambiente produtivo, propor a agenda de demandas tecnológicas a serem atendidas pela área de P&D, apoiar a avaliação prévia das tecnologias, produtos e serviços propostos nos projetos de P&D, coordenar a avaliação das tecnologias, dos produtos e dos serviços gerados pela Unidade e seu nível de adoção, além de articular parcerias externas para atuar em programas, projetos e ações de TT.

Entre as principais atribuições da chefia de Administração estão garantir a qualidade técnica e a eficácia da gestão da Unidade e coordenar os processos de gestão de pessoas, modernização administrativa, programação orçamentária e financeira, recursos materiais, bens patrimoniais, manutenção da infraestrutura física e serviços de logística.

 

Perfis

Amaury Santos é pesquisador da Embrapa desde 2006, tendo como principal linha de ação o desenvolvimento de pesquisas participativas com agricultores familiares com enfoque no manejo sustentável da agrobiodiversidade. Até sua nomeação para o cargo atual, integrava a equipe de pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL).

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000).

Tem atuação de destaque nacional com sementes crioulas no estado da Paraíba, conhecidas por Sementes da Paixão. Também desenvolve pesquisas participativas em comunidades e assentamentos de reforma agrária, tendo como perspectiva a construção do conhecimento agroecológico, por meio da sistematização de experiências agroecológicas, do intercâmbio de experiências agroecológicas entre agricultores e técnicos e a realização de pesquisas participativas nos estados de Sergipe, Bahia e Paraíba.

Desde 2019 integra o Comitê Gestor do Portfólio Sistemas de Produção de Base Ecológica que gerencia a carteira de projetos dessa temática em todas as Unidades da Embrapa.

Cristiane Sá é pesquisadora da Embrapa desde 2004, e recentemente também integrava a equipe de pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios. 

Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente em agroecossistemas familiares, agroecologia, ovinocultura, bovinocultura de leite e criação, conservação e multiplicação de galinhas de capoeira.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001).

Edgard Sarmento é analista da Embrapa desde 1982, tendo atuado inicialmente na antiga Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) de Porto Velho (RO) antes de ser transferido para a Unidade com sede em Aracaju. 

Com longa experiência de gestão na empresa, já atuou como chefe-adjunto de Administração em gestões anteriores e ocupou diversos cargos de supervisão em áreas administrativas, como o Setor de Gestão de Pessoas. 

Possui graduação como bacharel em Administração pela Faculdade Católica de Ciências Humanas, de Brasília (DF), em 1981.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 79-4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestaochefiadirigentes