03/04/24 |

Pesquisador atualiza câmara setorial sobre ações do Plano Nacional de Fertilizantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No dia 2 de abril, o pesquisador Vinicius Benites, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), participou de teleconferência na Câmara Temática de insumos agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária com duas pautas: atualizações sobre o Centro de Excelência em Fertilizantes (Rio de Janeiro-RJ) e sobre o Congresso Fertbrasil, ambos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes.  

O Centro de excelência vai ter como principais funções pesquisa aplicada, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, formação de recursos humanos, inteligência estratégica para o setor de fertilizantes e avaliação e certificação de tecnologias.

Já o modelo de governança do Centro vai contar com personalidade jurídica e organização social, organização colegiada, financiamento independente, com captação pública e privada, eleições e representatividade para alguns membros dos conselhos.

Em termos de pessoal vai acontecer a contratação de funcionários públicos cedidos para a estruturação inicial, proposta de processo seletivo e concessão de bolsas como medida para atrair profissionais.

“Estão previstos também centros de estudosde agrominerais como fontes de nutrientes espalhados pelo País, em Sergipe, Cuiabá, Viçosa, Rio de Janeiro, Campinas e Londrina”, disse o pesquisador da Embrapa

Também vai haver contratação de consultoria especializada para termos de referência em construção.

Como protocolo de intenções em processo de assinatura há contatos com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e UFRJ.

 

Congresso FertBrasil

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo promove entre os dias 11 e 13 de junho de 2024, em Campinas – SP, o Congresso FertBrasil. O evento é um importante fórum sobre uso e manejo de fertilizantes e terá como tema principal a Inovação em Fertilizantes e Insumos para a Nutrição de Plantas nos trópicos.

Realizado pela Rede FertBrasil, em parceria com a Embrapa, IAC e Esalq/USP, o Congresso será sediado na Expo Dom Pedro e contará com pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, bem como representantes de empresas relacionadas à nutrição de plantas.

Inúmeras tecnologias em fertilizantes, mais adaptadas aos sistemas de produção tropicais, têm surgido a cada ano e o Congresso FertBrasil será o espaço perfeito para a discussão científica sobre essas tecnologias e a interação entre a pesquisa e o mercado.

Com o tema central inovação em fertilizantes e nutrientes para a agricultura tropical, o evento tratará sobre o uso fertilizantes de base orgânica, fertilizantes nitrogenados especiais, fontes de fósforo para a agricultura brasileira, bioinsumos aplicados a nutrição de plantas, além do cenário mundial e brasileiro sobre fertilizantes e questões relacionadas ao papel das novas tecnologias na relação entre fertilizantes e o meio ambiente.

Com expectativa de mais de 500 congressistas, entre pesquisadores, profissionais do agronegócio, consultores, produtores e também estudantes de graduação e pós-graduação, o público participante é composto por formadores de opinião, do Brasil, da América Latina e de diversas outras partes do mundo. O Congresso FertBrasil é um investimento imensurável para sua empresa.

O evento é uma oportunidade única de melhorar seu networking, conhecer colaboradores para pesquisas, atividades profissionais e extensionistas, além de ser passagem obrigatória para qualquer interessado na temática do evento. É uma excelente oportunidade para as empresas e instituições apresentarem e exporem soluções, serviços e equipamentos para um grande volume de participantes, reunidos em um ambiente confortável, seguro e de grande acessibilidade. O aperfeiçoamento e atualização profissional, o conhecimento de novas tecnologias e uma rede de networking não é apenas importante, é essencial.

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fertilizantes