04/04/24 |

Dia de campo avalia novas cultivares de café arábica para Matas de Minas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Técnicos e produtores de café da região das Matas de Minas terão a oportunidade de conhecer os primeiros resultados do projeto de validação de novas cultivares para a região, em um Dia de Campo que ocorrerá neste sábado, dia 06 de abril, a partir das 8h, no sítio Armendane, no município de Vermelho Novo, a 266 Km da capital Belo Horizonte. O evento, fruto de parceria entre Epamig, Embrapa e Sistema Faemg/Senar, abordará também informações sobre o manejo do cafezal.

O evento contará com duas estações técnicas, a primeira, relativa ao manejo da lavoura de café arábica, será conduzida por Kênia Barbosa, técnica de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Na segunda, os pesquisadores Gladyston Carvalho e Vinícius Andrade, ambos da Epamig; André Dominghetti e Guilherme Abreu, da Embrapa Café, apresentarão os resultados dos experimentos conduzidos no local, com 15 novas variedades de café arábica.

Este é o segundo Dia de Campo de um total de oito programados para o primeiro semestre deste ano, com o objetivo de apresentar os resultados iniciais alcançados nas unidades demonstrativas instaladas em propriedades localizadas em diferentes regiões produtoras de Minas Gerais. O primeiro ocorreu em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, no dia 28 de fevereiro.

Campo das Vertentes; Noroeste e Sul de Minas receberão os demais, além do último, previsto para o fim de maio, que ocorrerá em Viçosa, também localizada nas Matas de Minas. “Estes são os primeiros dias de campo com as plantas em fase produção, quando já conseguimos fazer as estimativas de safra”, explica o pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti.

O projeto para validação de novas cultivares de arábica e transferência de tecnologias para as regiões cafeeiras de Minas Gerais é conduzido conjuntamente pela Embrapa Café e pela Epamig. 

 

Serviço

Dia de Campo: apresentação de avaliação de novas cultivares de café arábica e manejo do cafeeiro.
Data: 06/04/2024
Horário: 8h às 12h
Local: Sítio Armendane (Córrego do Perazios, Rodovia 329 km 06, Vermelho Novo – MG).

 

Colaboração: Franco Dantas e William Silva

Rose Lane César (MTb 2978/DF)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cafedia-de-campoarabicaeventoepamigmatas-de-minascultivaressenar