04/04/24 |   Pesca e aquicultura

Estudantes de engenharia da pesca conhecem pesquisas sobre malacocultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Marinovic Brscan

Ivan Marinovic Brscan - Pesquisador e alunos no laboratório de malacocultura

Pesquisador e alunos no laboratório de malacocultura

O pesquisador Jefferson Legat, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, recebeu, dia 2 de abril último, 14 estudantes do Departamento de Engenharia da Pesca da Universidade de Sergipe (UFS) no auditório e laboratório de Malacocultura onde se desenvolvem pesquisas com moluscos bivalves (ostras, sururus e mariscos de areia).

Acompanhados pelo professor Jefferson Cartaxo, do Departamento de Zootecnia da UFS, os participantes assistiram palestra abordando as pesquisas que tiveram início em 2003 na Embrapa Meio-Norte e hoje são coordenadas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e pela Embrapa Agroindústria de Alimentos que contam, ainda, com a parceria de outras três Unidades.

Segundo a FAO, a produção de pescado marinho cultivado no mundo em 2022 correspondeu a 53% de moluscos, 25,2% de peixes, 20,4% de crustáceos e 1,4% de outros organismos. No mesmo ano, o IBGE relata que a produção de pescado marinho cultivado no Brasil correspondeu à 81,5% de crustáceos e 18,5% de moluscos.

O pesquisador Jefferson ressaltou que enquanto o estado de Santa Catarina possui uma cadeia produtiva bem estabelecida com produção anual em torno de 13,8 mil toneladas por ano, muitos Estados possuem apenas iniciativas de pequenos produtores e pescadores artesanais restritas às ostras nativas do gênero Crassostrea. Sergipe, por exemplo, produz apenas 5,5 toneladas anuais, segundo o IBGE.

“Existem poucos laboratórios/viveiros que fornecem formas jovens para produtores ao longo da costa brasileira”, atesta o pesquisador da Embrapa Jefferson. “No Pará e Oeste do Maranhão a captação de sementes artificiais é suficiente para produção, enquanto os demais produtores, que não são abastecidos por laboratórios/viveiros, coletam ostras diretamente no ambiente natural”, complementa ele

Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ostramalacoculturamariscovieira