04/04/24 |

Embrapa Amazônia Ocidental apresenta tecnologias para agricultura familiar em visita técnica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Orbélio Silva

Orbélio Silva - Tecnologias para a Cultura da Banana foi um dos temas abordados

Tecnologias para a Cultura da Banana foi um dos temas abordados

Informações sobre tecnologias da Embrapa para melhorar a sustentabilidade da agricultura regional são apresentadas a representantes de instituições e de associações e comunidades de agricultores familiares, em visita técnica à Embrapa Amazônia Ocidental, nesta quinta-feira, 4 de abril. Participam da atividade, comitiva vinda do município de São Paulo de Olivença (AM), situado na região do Alto Solimões, e representantes do município de Juruti (PA), situado na região do Baixo Amazonas.

A comitiva de São Paulo de Olivença é integrada por representantes da Secretaria de Produção e Abastecimento, dirigentes de associações indígenas e de agricultores familiares, representantes de comunidades indígenas e de assentamentos rurais.

Na abertura da programação,  o grupo de visitantes recebeu informações sobre ações de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa pelo chefe-adjunto de TT, Luiz Antônio Cruz. Ao longo do dia, a atividade prossegue com apresentações técnicas no campo sobre Cultivo Protegido de Hortaliças, com os pesquisadores Rodrigo Berni e Célio Chaves; sobre a Cultura da Banana, com pesquisador Luadir Gasparotto; sobre a Cultura do Guaraná, com pesquisador André Atroch; e sobre a Cultura da Mandioca, com pesquisador João Ferdinando Barreto.

O secretário municipal de Produção e Abastecimento, Jucerlei Ventura da Cruz, informou que a Prefeitura de São Paulo de Olivença solicitou essa visita até Embrapa, com o interesse de buscar conhecimentos sobre novas tecnologias para fortalecer a agricultura local, e pretende posteriormente também estabelecer parcerias para melhorar os sistemas produtivos visando desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida no município. O secretário comentou que a produção agrícola em São Paulo de Olivença   é baseada na agricultura familiar, voltada para a subsistência das famílias e para atender o mercado local, predominando o cultivo da mandioca e de banana pacovã. Durante o período em Manaus, o grupo também visitou empreendimentos agrícolas e outras instituições.

Participa da programação o vereador de Juruti (PA),  Elias Morais e assessoria. Neste município, a Embrapa Amazônia Ocidental também desenvolve ações de Transferência de Tecnologia em apoio à agricultura familiar.  O vereador agradeceu pelo trabalho realizado e manifestou interesse em aproveitar a oportunidade para conhecer mais sobre as tecnologias da Embrapa.

A Embrapa Amazônia Ocidental tem como prática receber a visita programada de alunos, agricultores, técnicos e demais interessados em demandas técnicas  para conhecer os resultados da pesquisa agropecuária e tecnologias desenvolvidas. As solicitações devem ser encaminhadas, com antecedência, para o email:  cpaa.chgeral@embrapa.br

Síglia Souza (MTb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 33037852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiar