05/04/24 |   Transferência de Tecnologia

Parceria visa qualificar atuação de consultores em propriedades agropecuárias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - Participantes do seminário conhecem vitrine de forrageiras da Embrapa Pecuária Sul

Participantes do seminário conhecem vitrine de forrageiras da Embrapa Pecuária Sul

A Embrapa Pecuária Sul e a empresa de consultoria agropecuária Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) deram início a uma parceria com a realização de um seminário nos dias 02 e 03, na sede do centro de pesquisa, em Bagé. Com o título “Abordagem sistêmica de unidades de produção com pecuária”, essa foi a primeira atividade da parceria, que tem como objetivo principal qualificar a atuação dos consultores da empresa junto aos produtores rurais.

Na abertura do evento, Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, destacou que parcerias como a formalizada com a SIA são essenciais para que as tecnologias desenvolvidas no centro de pesquisa cheguem de forma mais efetiva ao produtor rural. “Da mesma forma, é importante para que as perguntas do campo cheguem nos centros de pesquisa para que possamos dar respostas de forma mais rápida”, complementou. Já para Davi Teixeira dos Santos, diretor da SIA, com a capilaridade da empresa que atua em diferentes regiões é possível disseminar de forma mais eficiente tecnologias, práticas e conhecimentos, contribuindo para a melhoria das propriedades rurais como um todo.

No primeiro dia do evento foram discutidas questões teóricas e conceituais sobre abordagem sistêmica em propriedades agropecuárias. Nesse sentido foram apresentados temas como a importância da abordagem sistêmica para qualificar a intervenção em propriedades rurais, conceitos e métodos da abordagem sistêmica, a importância da definição e uso de indicadores para monitorar uma propriedade e dar subsídios para melhoria no sistema de produção e também exemplos práticos da importância de uma visão sistêmica para uma unidade de produção. A programação contou com a participação dos pesquisadores Gustavo Martins da Silva, Vinicius Lampert, Danilo Sant’Anna e do analista Alberi Noronha.

Já no segundo dia foram abordados aspectos mais relacionados com tecnologias da Embrapa que podem contribuir com melhorias nos sistemas de produção. O pesquisador Gustavo Martins falou sobre qualidade de sementes forrageiras, destacando a importância no uso de sementes certificadas e de cultivares registradas para aumentar a produtividade na pecuária. O pesquisador Daniel Montardo abordou o mercado de sementes e de cultivares de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa.

O controle integrado de plantas daninhas foi outro tema debatido, apresentado pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Fabiane Lamego. Os participantes fizeram ainda uma visita à vitrine de forrageiras da Embrapa Pecuária Sul, onde puderam conhecer algumas das cultivares desenvolvidas pela Embrapa e que estão disponíveis para o produtor. Para finalizar o evento foi realizada uma dinâmica para avaliar quais são os indicadores mais importantes para que técnicos, consultores e produtores possam monitorar o desempenho da unidade de produção e intervir de forma a qualificar a atividade com sustentabilidade.

No evento foram definidas as próximas etapas no âmbito da parceria. Um segundo encontro presencial está previsto para ocorrer em julho, quando as equipes devem definir o conjunto de indicadores a ser utilizado como ferramenta de abordagem sistêmica, e discutir outras tecnologias prioritárias a serem pautadas. Outra ação será a escolha de propriedades rurais que serão foco dos trabalhos como Unidades de Referência, buscando qualificar o processo de abordagem sistêmica e aprimorar a construção e monitoramento de indicadores de sustentabilidade.

Fernando Goss (1065 MT-SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53999257039

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologia