05/04/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa tem edital aberto para multiplicação de mudas de lançamentos de amoreiras pretas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Andressa Schiavon

Andressa Schiavon - Sem espinhos, a BRS Karajá facilita a mão-de-obra do produtor durante as etapas de manejo da cultura.

Sem espinhos, a BRS Karajá facilita a mão-de-obra do produtor durante as etapas de manejo da cultura.

Novo edital para multiplicação de material genético da Embrapa  em fruticultura está aberto até o dia 12 de abril. A seleção será para os produtores de mudas de amoreira preta que quiserem se candidatar à produção dos novos lançamentos da pesquisa agropecuária: as amoreiras pretas BRS Karajá e BRS Terena. Os dois materiais serão lançados ainda neste ano.

Serão ofertados lotes de 25 estacas de plantas básicas de cada uma das cultivares. Os contemplados serão todos aqueles produtores que enviarem email, por ordem de recebimento, até o esgotamento dos lotes, contendo as informações detalhadas do edital. No email endereçado a elbio.cardoso@embrapa.br deve conter o assunto “Comunicação de Oferta Nº 03\2024. A chamada está valendo até às 17h, da data do fechamento. Interessados podem acessar o edital

As amoreiras

As atrações nestas duas cultivares são a ausência de espinhos, na amora-preta BRS Karajá, e a baixa acidez na BRS Terena. A primeira pode ser comercializada para consumo fresco mas é mais indicada para processamento industrial, enquanto que a segunda,  destina-se principalmente ao consumo fresco devido à sua relativamente baixa acidez”, explicou uma das pesquisadoras responsáveis pelo trabalho, Maria do Carmo Bassols Raseira. Entre as qualidades das novas variedades destaca-se a Karajá que tem alta produtividade e, devido a  ausência de espinhos, há redução no  custo de mão de obra pela facilidade nas operações, como poda e colheita, por exemplo. A BRS Terena produz frutas com formato mais alongado e com  muito boa conservação pós colheita. Ambas variedades são adaptadas às condições sulbrasileiras.

As duas seguem a tradição de serem identificadas com nomes de povos indígenas, em homenagem aos primeiros brasileiros.

Cristiane Betemps (MTb 7418\RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturaamoreira-pretabaixa-acidezausencia-de-espinhos