05/04/24 |

Inovações pautam a reunião da câmara setorial do feijão e pulses

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Hélio Magalhães

Hélio Magalhães - Câmara Setorial do Feijão e Pulses: avanços e inovações para o setor produtivo

Câmara Setorial do Feijão e Pulses: avanços e inovações para o setor produtivo

A 57ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Feijão e Pulses, realizada em 4 de abril, se destacou por debates importantes e inovações para o setor produtivo nacional. Realizado de forma híbrida na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária, o evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, além de pesquisadores e técnicos da pesquisa agropecuária.

Sob a presidência de Afrânio Cesar Migliari - Secretário Executivo da Aprofir (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso), a reunião começou com informes da secretaria. Um dos momentos mais marcantes foi o anúncio de Carlos Goulart, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), sobre o processo de abertura do mercado chinês para o gergelim brasileiro que, se bem-sucedido, representará um avanço significativo para a agricultura do País.

Especialistas da Embrapa Arroz e Feijão também contribuíram com suas pesquisas. Eliane Dias Quintela, da área de entomologia, apresentou estudo sobre o controle biológico da mosca-branca no feijão, uma praga que tem afetado a produção.

Rosana Vianello, da área de genética molecular vegetal, falou sobre as ferramentas biotecnológicas para o aprimoramento genético do feijão-comum, ressaltando a importância da biotecnologia na produção de alimentos.

Helton Santos Pereira, da área de genética e melhoramento de feijoeiro-comum, por sua vez, discutiu os teores nutricionais de ferro, zinco, proteína e outros no feijão, destacando como a genética e a adubação podem aumentar esses teores, resultando em alimentos mais nutritivos.

A reunião demonstrou o contínuo avanço do setor, com foco em inovação e na produção de alimentos de alta qualidade para o Brasil e o mundo.

Criada pelo Mapa, a câmara é um fórum permanente de discussão com diversas entidades representativas de produtores, empresários, instituições financeiras, parceiros do setor produtivo, representantes de órgãos públicos, centros de pesquisa agropecuária e técnicos governamentais. A Embrapa é representada pelos pesquisadores Alcido Elenor Wander (Embrapa Arroz e Feijão – titular) e Kaesel Jackson Damasceno (Embrapa Meio-Norte – suplente).

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62)3533-2236

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

camaras-setoriais