07/04/24 |   Comunicação

Projeto “Ciência vai à Escola” inicia com oficina de narrativa audiovisual em escola municipal de Macapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Alunos da Escola Municipal Lúcia Neves Deniur, bairro Brasil Novo, em Macapá, e facilitadores da oficina de narrativa audiovisual para produção de vídeo ambiental.

Alunos da Escola Municipal Lúcia Neves Deniur, bairro Brasil Novo, em Macapá, e facilitadores da oficina de narrativa audiovisual para produção de vídeo ambiental.

A segunda oficina do projeto “A Ciência vai à Escola: práticas educomunicativas para a popularização da Ciência e internalização dos ODSs”, conectado com o programa “Embrapa & Escola”, foi realizada no último dia 27/3, na Escola Municipal Lúcia Neves Deniur, bairro Brasil Novo, em Macapá.

Os alunos do quarto ano, turno da tarde, criaram desenhos e maquetes para elaborar a narrativa audiovisual do videoclipe ambiental que terá como trilha sonora a música “Olhos d’água”, do compositor/cantor amapaense Zé Miguel. O artista também é integrante do projeto e participou da oficina onde os alunos foram estimulados a analisar a letra da música, fazendo relação com a percepção que têm do território local, a exemplo da singularidade de viver em um ambiente de rica biodiversidade que precisa ser conservada.   

A coordenadora do projeto, pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira, atuou como facilitadora da oficina, com apoio da professora Silma Santiago. Ela destacou que a metodologia da oficina é fundamentada na prática educomunicativa de produção coletiva de narrativas audiovisuais e videoclipes ambientais, desenvolvida pela pesquisadora desde 2008. Esta prática foi certificada como tecnologia social educacional pelo Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2021. A principal característica é o uso do discurso literomusical de artistas amazônidas para fomentar discussão de questões ambientais em comunidades escolares, tendo como princípio a comunicação com finalidade educativa.

Esta ação da Embrapa Amapá recebe recursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio do Projeto “A Ciência vai à Escola”. O objetivo é desenvolver ações para popularizar a ciência agropecuária e florestal, estimulando o interesse de estudantes de Ensino Fundamental e Médio, pelo conhecimento científico, a partir do acesso a informações sobre resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.

Também estão previstas oficinas de produção de videoclipe ambiental na  Escola Estadual José do Patrocínio, localizada na Área de Proteção Ambiental de Fazendinha, município de Macapá; e na Escola Família Agrícola do Carvão, município de Mazagão (AP) além de um minicurso sobre práticas educomunicativas para educadores e estudantes em Oiapoque (AP).

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens