08/04/24 |

Embrapa apresenta tecnologias e degustação de alimentos plant-based na Anuga 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman -

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) estará presente na Anuga Select Brazil 2024, maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas da América do Sul, de 9 a 11 de abril, em São Paulo. Quem visitar o estande da estatal vai conhecer algumas novidades da pesquisa para o setor, como o corante natural de jabuticaba e os alimentos à base de vegetais (plant-based ) com características semelhantes aos de origem animal. “ Mais uma vez teremos a oportunidade de apresentar para o público urbano a importância da pesquisa para o desenvolvimento de inovações baseadas nos pilares dos 3S - sustentabilidade, segurança e saudabilidade”, afirma André Dutra, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos. 

 

Hambúrguer, kafta e nuggets à base de fibra de caju são alguns dos alimentos que poderão ser saboreados pelos visitantes. Resultado de uma parceria entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Amazonika Mundi, os produtos foram desenvolvidos para atender a um público cada vez mais exigente e preocupado com o consumo consciente e sustentável. O uso da fibra de caju, por exemplo, promove uma solução sustentável para os resíduos da indústria de sucos, assim como os ingredientes amazônicos contidos nas formulações (farinha de babaçu, cogumelos Yanomami e pimenta indígena assîsî) promovem a bioeconomia, gerando renda para famílias daquela região. 

 

Corante natural: uma alternativa para a indústria de alimentos
Saborosa e uma das frutas preferidas dos brasileiros, a jabuticaba, quem diria, é muito mais do que uma fruta de polpa doce. Segundo a pesquisa, ela pode ser um excelente corante natural. Desenvolvido a partir da casca da fruta desidratada e triturada, o produto é uma alternativa aos corantes sintéticos, causadores de alergias principalmente em crianças e idosos, e já banidos em alguns países. 

 

De acordo com pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, além de ser uma matéria-prima facilmente encontrada no país, a jabuticaba oferece ótima estabilidade, solubilidade e cor atraente, quando aplicada em alimentos como corante. O produto está disponível para parcerias com indústrias interessadas e será demonstrado no estande da Embrapa. 

 

Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a FGV Agro, dedicada a atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agroindustria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21)99339-1850

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

alimento-plant-basedempanado-plant-basedanuga-2024