08/04/24 |

Agrorrastreabilidade será destaque no estande da Embrapa na Anuga 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Rastreabilidade de alimentos com uso do sistema da Embrapa está em fase de expansão

Rastreabilidade de alimentos com uso do sistema da Embrapa está em fase de expansão

Quem visitar o estande da Embrapa na Anuga Brasil 2024 vai poder degustar cookies e brownies à base de açúcar mascavo e demerara da Usina Granelli, rastreados com o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar). A degustação inclui a cachaça de xarope de cana-de-açúcar que, em breve, também será rastreada com a tecnologia blockchain da Embrapa Agricultura Digital. A feira voltada à indústria alimentícia e de bebidas será realizada entre os dias 9 e 11 de abril, das 10h às 19h, no Distrito Anhembi/SP.

Por meio de QR Code impresso na embalagem, o Sibraar permite tanto a consumidores como a  gestores de produção o acesso a informações seguras e auditáveis sobre a qualidade e procedência dos produtos nas diversas etapas: da produção, processamento e beneficiamento à comercialização. 

A tecnologia utiliza ferramentas criptográficas que gravam as informações em uma cadeia de blocos (blockchain), criando uma sequência temporal e imutável dos registros para a auditabilidade dos dados, sem risco de alterações, explica o pesquisador da Embrapa Alexandre de Castro, que  coordenou o desenvolvimento do Sibraar. 

Desde outubro, o sistema ganhou interoperabilidade internacional e, agora, agrega valor e confiabilidade também às exportações. “Em parceria com a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) foi possível dotar o QR Code do Sibraar do padrão que viabilizou a comunicação em âmbito externo” aponta  Anderson Alves, supervisor de negócios da Embrapa Agricultura Digital. 

A rastreabilidade de alimentos com uso do Sibraar está em fase de expansão em outras cadeias, como suínos e aves com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), arroz com a arrozeira Pelotas, pescado com Carrefour e outras cadeias que serão apresentadas na feira em 2025, diz Alves. 

Além de avançar em diversas cadeias produtivas, o Sibraar amplia atuação em parceria com outras unidades da Embrapa como a Clima Temperado e a Suínos e Aves como parte da estratégia de se tornar a plataforma de rastreabilidade da Embrapa.  O supervisor indica ao setor de alimentos e bebidas interessados na contratação para uso do Sibraar o site da licenciada Ferpall, bem como da Bioca e Coopersystem, em fase de validação do sistema para licenciamento.

A Embrapa é parceira da feira que integra o setor de alimentos e bebidas e terá a presença de diferentes players de toda a cadeia produtiva do varejo supermercadista e do food service. 

Mascavo e demerara

O açúcar mascavo da Usina Granelli foi o primeiro a ser rastreado com a tecnologia Sibraar, posteriormente utilizada também para o demerara, ambos disponíveis no mercado. O desenvolvimento do projeto piloto do Sibraar com a Granelli contou com o apoio da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). 

A Usina planeja utilizar o sistema para rastrear o xarope de cana-de-açúcar usado na produção de cachaça, informa a diretora de projetos da usina, Mariana Granelli

Serviço:

Anuga Brasil  2024

Data: 09 a 11 de abril de 2024
Horário: das 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi - SP Endereço:Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP. 
Estande Embrapa: F.235  Setor:  Agrifoods - produtos frescos, in natura, matérias-primas

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/