08/04/24 |   Agricultura familiar  Biodiversidade  Transferência de Tecnologia

Embrapa Meio Ambiente participa da Anuga Select Brazil 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katia Braga e Magda Cruciol (Embrapa).

Katia Braga e Magda Cruciol (Embrapa). -

De 9 e 11 de abril, a Embrapa Meio Ambiente participa da Anuga Select Brazil 2024, a maior feira do setor de alimentos e bebidas da América Latina, para apresentar duas tecnologias para o setor agroalimentar, com foco em sustentabilidade, saudabilidade, rastreabilidade e inclusão socioprodutiva: a Produção Integrada de Morango (PIMo) e as Boas práticas para instalação e manejo de colônias de abelhas-sem-ferrão.

Em sua 5ª edição no Brasil, a Anuga 2024 contará com 500 marcas expositoras vindas de 25 países, e deve atrair um público de mais de 16 mil pessoas em São Paulo. O evento (antes Anufood), recebe agora o mesmo nome da matriz alemã, Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo.

É organizada pela Koelnmesse Brasil, em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicada a atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. A Embrapa participa e mantém parceria estratégica com a Koelnmesse Brasil, desde a 1ª edição. 

Produção Integrada de Morango (PIMo)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) coordena nacionalmente o Programa de Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), focado na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos de alta qualidade. O Programa Produção Integrada de Morango (PIMo) teve início no estado de São Paulo ainda no ano de 2006, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente.

A Staw Agricultura, empresa paranaense de propriedade de Ingrid Souza, possui o Selo Brasil Certificado desde 2019, o primeiro morango do estado do Paraná a receber esse selo pela adoção da PIMo, e estará presente no estande da Embrapa na Anuga para mostrar as novidades feitas com a fruta.

Atualmente, a Staw oferece morango in natura, liofilizado e congelado. “O morango liofilizado ainda é pouco conhecido pelo público, mas estamos com um planejamento de ‘marketing’ para ajudar na divulgação dos benefícios nutricionais proporcionados por ele. Acredito que quando as pessoas souberem que se trata um alimento saudável, o consumo irá aumentar muito”, diz Ingrid.

Em 2022 a Staw recebeu o Certificado de Conformidade Orgânica para produção de morango in natura, morango congelado e morango liofilizado, pela Ecocert Brasil Certificado. Ingrid conta que o que a motivou a buscar as certificações foi a grande visibilidade e aceitação dos produtos. “Sempre procuramos produzir da maneira mais natural possível. Os dois selos têm várias exigências em comum, com grau alto de dificuldade para obtenção”.

A produtora destaca que as vantagens de ambos os selos é que eles garantem que o produto final tenha uma qualidade ótima. “Todas as exigências tanto da produção integrada quanto da produção orgânica fazem com que nós produtores busquemos sempre melhorias e tecnologias que ajudem em todo o processo produtivo, processamento e armazenamento, agregando, assim, valor ao produto final”. Ingrid enfatiza também que “devido às exigências das certificações, nosso produto tem uma qualidade superior, chamando a atenção de clientes que buscam pela segurança e rastreabilidade do morango”.

Atualmente, são muitos produtores certificados no Estado de São Paulo e em outras regiões do país com o Selo Brasil Certificado.

Mais informações: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/vitrine/pimo

Boas práticas para instalação e manejo de colônias de abelhas-sem-ferrão

A produção de mel e a polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas sem ferrão (ASF) para a agricultura brasileira. Para fabricar o mel, as abelhas colhem néctar nas flores e, assim, de flor em flor, elas polinizam as plantas. São importantes polinizadores para a manutenção das florestas, para a cultura do morango, maçã, açaí, café e dezenas de outros cultivos. As abelhas, com outros animais polinizadores, são responsáveis por 1/3 dos alimentos que comemos.

O Brasil tem cerca de 240 espécies conhecidas de abelhas-sem-ferrão e referência mundial nas tecnologias de criação e manejo desses insetos. São abelhas sociais, muitas endêmicas do país, geralmente dóceis e podem produzir muito mel. Podem ser criadas em grande escala e transportadas para as plantações, onde aumentam a produtividade e qualidade dos frutos.

A Embrapa Meio Ambiente investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão. Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A fabricação do mel das ASF fortalece os pequenos produtores e está diretamente relacionada à sustentabilidade e à conservação do meio ambiente.

O sistema de criação que reúne o conhecimento dos requisitos adequados para a instalação de um local para criação das ASF (meliponário), seu povoamento e instalação das colônias, com aplicação de boas práticas de manejo, assegurando assim a conservação destes polinizadores e as boas condições de trabalho dos criadores (meliponicultores).

Este sistema integrado de produção é verdadeiramente sustentável, pois alia a geração de renda, contemplando os aspectos culturais e socioeconômicos regionais e contribuindo para a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. A aplicação das boas práticas de manejo permite também o bom desenvolvimento das espécies a serem criadas, com o uso racional de ASF, importante e ameaçado recurso natural.

O mel comum, obtido de abelhas Apis (A. mellifera), é um produto bem padronizado, uma vez que é mundialmente conhecido e comercializado, já possuindo assim métodos de referência para a comprovação da sua autenticidade, o mesmo não se pode dizer do mel de abelhas-sem-ferrão.

A Embrapa Meio Ambiente, juntamente com o Entreposto Vida Natural, está desenvolvendo projeto de pesquisa para obtenção de ferramentas que permitam a avaliação da autenticidade do mel de abelha-sem-ferrão produzido no Brasil. O parceiro da Embrapa, Entreposto Vida Natural estará presente na Anuga para demonstrar esta avaliação da qualidade do mel das ASF.

Mais informações: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/7315/boas-praticas-para-instalacao-e-manejo-de-colonias-de-abelhas-sem-ferrao-asf

Além da Embrapa Meio Ambiente, profissionais de mais seis Unidades de Pesquisa da empresa estarão no estande para apresentar várias outras tecnologias para parcerias, explicar soluções tecnológicas e realizar reuniões de negócios com interessados em desenvolver projetos de inovação aberta. São elas: Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP), Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Leia matéria sobre a participação das Unidades da Embrapa: Embrapa mostra alimentos produzidos com baixa pegada de carbono na Anuga Select Brazil

 

Serviço

Anuga Select Brazil 2024

Localização do estande da Embrapa: Rua F - estande: #F. 235, nº 12 (entre os setores Organics e Sweet&Snacks)

Horário de funcionamento: 10h às 19h

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo, SP

Saiba mais sobre a Anuga Select Brazil 2024: https://anuga-brazil.com.br/

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 99764.7175 ou (19) 3311.2748

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoeventos