08/04/24 |   ILPF

Simpósio reúne pesquisadores e técnicos para discutir sistemas integrados no Matopiba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Laura Moreno

Laura Moreno -

Pesquisadores, consultores, técnicos, produtores e professores de vários estados do país estiveram reunidos em Teresina (PI), no último dia 4 de abril, para participarem do Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta no Matopiba, realizado pela Embrapa Meio-Norte. O evento debateu temas transversais aos sistemas integrados e apresentou dados atualizados de pesquisas na região, além de informações e atualizações tecnológicas.

A programação, que constou de palestras e mesas redondas, abordou temas como o histórico do sistema ILPF na região do Matopiba; experiências e dados de pesquisas no Maranhão e Piauí; sustentabilidade de sistemas integrados com aporte de biomassa no Tocantins; carne carbono neutro e baixo carbono e sua relação com sistemas integrados; manejo de pastagens; experiências e dados do Sistema Antecipe no Matopiba e a experiência da Fazenda Barbosa, no município de Brejo (MA) com esse sistema.

Victor Barbosa, proprietário da Fazenda Barbosa, mostrou como modificou o seu modo de trabalhar. “Nossa parceria com a Embrapa já dura uma década. Na época nós procuramos a empresa para resolver um problema de palhada, que a gente necessitava para viabilizar agricultura na nossa região e a gente não estava conseguindo em quantidade suficiente. Nessa oportunidade, a Embrapa nos apresentou o sistema ILPF, aí a gente se organizou com a vizinhança e foi escolhida a nossa fazenda para a implantação  de uma Unidade de Referência Tecnológica.  A partir daí, mudou a cara da agricultura na nossa região, nós viabilizamos agricultura e a pecuária e hoje eu estou convicto de que a agricultura lá não vive sem a integração com a pecuária e o inverso também é verdadeiro. Quem está fazendo só pecuária lá na região, no período sem chuva o gado morre de fome. Com a integração resolvemos os dois problemas,  a palhada para manter a fertilidade da terra para a agricultura e o problema de comida durante o período crítico. Isso aí foi decisivo até para viabilizar a agricultura naquela região, que tem características bastante especificas, diferentes do resto do país”, explica Barbosa.

A busca por conhecimentos e novas tecnologias foi a motivação para o gerente agrícola do Grupo Piaia (MT), Siloé Alberto Gerlach, participar do Simpósio. “Hoje o Grupo já integra a lavoura e a pecuária, porém estamos com desafios para introduzir também floresta. E aí eu venho atrás de conhecimentos dos professores para a gente poder aderir da melhor forma possível e trocar ideia também com outras pessoas que já usam os sistemas para a gente errar menos possível”, afirma.

De acordo com o pesquisador Henrique Antunes, que coordenou o evento, os objetivos foram atingidos, uma vez que houve uma adesão maciça de um público qualificado e trouxe informações e atualizações tecnológicas. “Nós atingimos o público que queríamos e a ideia era atualizá-lo sobre esses assuntos transversais e também sobre temas direcionados para a região do Matopiba”.

Anísio Lima Neto, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, acredita que a realização do Simpósio ocorreu em sintonia com o setor produtivo e possibilitou reunir representantes de diversas regiões do Brasil para compartilhar as experiências e resultados da pesquisa agropecuária realizada na região Meio-Norte.

“Contamos com a presença de produtores, técnicos e instituições mostrando a integração do conhecimento e ações que promovem descarbonização dos sistemas de produção e a sua sustentabilidade para a produção de alimentos seguros. A segurança alimentar e a seguridade do alimento são fundamentais para que possamos dar competitividade ao agronegócio brasileiro”, acredita.  

Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/