08/04/24 |

Serviços ambientais em comunidades rurais do AM serão discutidos por agricultores familiares e pesquisadores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Como conectar a produção agrícola de pequenas comunidades de agricultura familiar com a perspectiva de prestação de serviços ambientais? Para compartilhar conhecimentos e discutir experiências nesse sentido, acontece no período de 10 a 12 de abril de 2024, na comunidade Tururukari-Uka, localizada no município de Manacapuru, AM, o III Workshop Serviços Ambientais: Perspectiva e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável e Bem-Estar das Comunidades de Agricultores Familiares no Amazonas. 

A programação envolve relatos de experiências, exposições e debates em plenária e grupos de trabalho, para abordar  ações que as comunidades vem desenvolvendo relacionadas aos serviços ambientais.

O III Workshop Serviços Ambientais  é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), a Associação Tururukari-Uka dos índios Kambeba e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). 

Este workshop de serviços ambientais é uma ação feita com as comunidades que estão inseridas nos projetos de inovação social da Embrapa no Amazonas, como o projeto "Desenvolvimento de sistema de produção sustentável envolvendo culturas perenes, semi-perenes, anuais e meliponicultura para pequenos produtores de Manaus". As ações desenvolvidas pelo projeto com as comunidades disponibilizaram aos agricultores o acesso a resultados da pesquisa agropecuária, como cultivares melhoradas e processos tecnológicos, informações técnicas e também promove a interação e o empoderamento dos agricultores, com ações participativas e troca de conhecimentos.

De acordo com o pesquisador Lindomar Silva, da Embrapa, coordenador do evento, a expectativa é apontar caminhos para que os serviços ambientais contribuam efetivamente para o desenvolvimento, a sustentabilidade e o bem-estar de comunidades rurais. 

Com o workshop, pretende-se gerar e compartilhar conhecimentos, para fortalecimento e apoiar a formulação de programas e políticas públicas sobre o tema, com especial atenção à disponibilização de tecnologias e inovação para desenvolvimento dos serviços ambientais como uma ação estratégica de desenvolvimento e sustentabilidade no estado do Amazonas.

“ Tem como objetivo central articular o processo de transferência tecnológica de cultivo com a dinâmica socioambiental das comunidades, valorizando não só a produção, mas valorizando o que há de recursos naturais, o que há de ecossistemas e, principalmente, repassando a perspectiva de que os plantios estão conectados à sustentabilidade, à conservação ambiental, à manutenção de serviços e ecossistemas”, explica o pesquisador.

Ao longo da programação , representantes de oito comunidades de agricultores familiares e agricultores indígenas vão apresentar seus relatos de experiências com as atividades desenvolvidas nos projetos no último ano.

Haverá também momentos para rodas de conversa mediadas entre as comunidades e pesquisadores especialistas no tema, abordando as seguintes temáticas: “Serviços ambientais para o desenvolvimento das comunidades” e “Desafios para produção de alimentos para segurança alimentar e manutenção dos serviços ambientais”. Ao final será construída a definição de estratégias coletivas a serem desenvolvidas nas comunidades dando continuidade ao trabalho ao longo deste ano de 2024.

A programação do evento está disponível em https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental/-/evento/484529/iii-workshop-servicos-ambientais#sec-programacao

Síglia Souza (Mtb66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 33037852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiarservicos-ambientais