09/04/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Bagé recebe Caravana ILPF no dia 16 de abril

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Com o tema “Desafios e oportunidades dos sistemas integrados de ILPF no Rio Grande do Sul”, a Caravana ILPF vai percorrer cinco municípios gaúchos, no período de 15 a 19 de abril. A promoção é da Rede ILPF, com o apoio da Embrapa. Bagé recebe o evento no dia 16 de abril, terça-feira, a partir das 14h30min, nos campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul.

No município, a atividade contará com três estações, em formato de dia de campo, nas áreas dos projetos financiados pela Rede ILPF na Embrapa Pecuária Sul, onde estão experimentos com diferentes modelos de integração de pecuária com lavoura e florestas. Além de palestras dos pesquisadores da Embrapa, Naylor Perez e Hélio Tonini, acontece uma apresentação da Emater/RS-Ascar sobre a experiência da instituição com sistemas integrando a pecuária com árvores, através de palestra dos engenheiros florestais Rodolfo Perske e Gilmar Deponti.

Os interessados em participar devem se inscrever clicando aqui.

A Caravana ILPF, projeto permanente da Rede ILPF em parceria com a Embrapa, tem como foco a disseminação dos sistemas de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF) nas mais diversas regiões produtoras do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária do País.

No Rio Grande do Sul, a viagem começa por Porto Alegre (15/04) e segue por Bagé (16/04), Rosário do Sul (17/04), Ijuí (18/04) e finaliza em Passo Fundo (19/04). Durante o trajeto haverá painéis de debates, dia de campo, visitas técnicas, além da apresentação do projeto da Rede ILPF, mostrando vantagens e desafios dos sistemas integrados de produção.

A equipe que compõe a Caravana no RS é formada por profissionais das empresas associadas da Rede ILPF, pesquisadores da Embrapa e entidades apoiadoras regionais, como SIPA, ABC/RS, CCGL, Emater, Fundação Bradesco, SIA, Sebrae/RS, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Ijuí, NOVA, Unijuí, UFRGS e Governo do Estado do RS.

 

ILPF

A ILPF é uma tecnologia de processo de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, diversificação de culturas e aumento da produtividade. A implementação dos sistemas ILPF varia de acordo com as características de cada região.

Atualmente o Brasil possui 17,4 milhões de hectares com algum sistema de Integração. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas. No RS e em SC, os sistemas integrados de produção estão presentes em 85% das áreas de agropecuária, totalizando mais de 1,4 milhão de hectares.

A Rede ILPF é uma parceria público-privada formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano, Timac Agro e pela Embrapa, e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável na agropecuária.

 

Confira abaixo a programação da Caravana ILPF em Bagé:

14h30min - Abertura (Embrapa, Emater e Rede ILPF);

15h15min - Integração Lavoura-Pecuária - Naylor Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul;

16h - Integração Pecuária-Floresta - Hélio Tonini, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul;

16h45min - Experiência da Emater em Sistemas Integrados - Rodolfo Perske e Gilmar Deponti, engenheiros florestais da Emater;

17h45min - Café e encerramento.   

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A iniciativa atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), meta 4: até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.

Atende, também, ao ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), meta 1: reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento