09/04/24 |

Sustentabilidade da soja paranaense é tema de painel na ExpoLondrina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elizeo Garcia/Arquivo Embrapa

Elizeo Garcia/Arquivo Embrapa - Vagem de soja

Vagem de soja

O uso da Inteligência Artificial na identificação de doenças da soja, o retorno econômico na adoção de práticas sustentáveis e o impacto do zoneamento agrícola na gestão dos riscos agroclimáticos serão os temas que irão nortear o debate durante o painel Produção Sustentável de Soja no Paraná, promovido pela Embrapa Soja e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), no dia 11 de abril, às 14h, no  Pavilhão SmartAgro, do Parque de Exposições Gov. Ney Braga, durante a ExpoLondrina, realizada em Londrina (PR). As inscrições antecipadas podem ser feitas aqui.

A primeira palestra a ser ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja André Prando irá apresentar as principais informações sobre o retorno econômico e ambiental na adoção dos manejos sustentáveis, com foco em manejo integrado de pragas e doenças e coinoculação em soja. Outro assunto a ser debatido, durante o painel, será sobre o uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja, a mais severa doença da cultura da soja. A palestra será apresentada pelo pesquisador Renan Barzan, do IDR-Paraná e pelo professor Fabrício Lopes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também fará parte do painel a temática envolvendo o aperfeiçoamento do Zoneamento Agrícola de Risco Climático  (ZARC) e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. O tema será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias.

Soja no Paraná - Na safra 2022/23, o Paraná foi o segundo maior produtor de soja brasileiro, atrás apenas de Mato Grosso. No Paraná, foram produzidas cerca de 22 milhões de toneladas de soja, dos 154 milhões de toneladas de soja produzidas no Brasil. A área ocupada com soja no estado foi de aproximadamente 5 milhões de hectares, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

PROGRAMAÇÃO 
- Retorno econômico e ambiental na adoção dos manejos sustentáveis (MIP-MID) e coinoculação na soja. André Prando (Embrapa Soja).
- Uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja. Renan Barzan (IDR-Paraná) | Fabrício Lopes (UTFPR).
- Aperfeiçoamento do ZARC e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. José Renato Bouças Farias (Embrapa Soja).

PAINEL - PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE SOJA NO PARANÁ
Data: 11/04/2024
Horário: 14h
Local: Pavilhão SmartAgro - Parque de Exposições Gov. Ney Braga - Londrina, PR
Inscrições gratuitas: embrapa.br/soja 

Obs.: o ingresso para entrada na ExpoLondrina deve ser adquirido diretamente na bilheteria do evento ou pelo site: expolondrina.com.br

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/