09/04/24 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Anuga terá cultivares para mercado de hortaliças frescas e processadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Leonardo Boiteux

Leonardo Boiteux - O público da feira poderá degustar o tomate BRS Zamir

O público da feira poderá degustar o tomate BRS Zamir

A exemplo dos anos anteriores, a Embrapa Hortaliças apresentará tecnologias em uma das mais prestigiadas feiras de alimentos e bebidas das Américas: Anuga Select Brazil, anteriormente chamada de Anufood Brazil. Nesta 4ª edição, que acontece de 09 a 11/04/2024, estarão presentes no estande da Embrapa uma cultivar de pimenta (BRS Biguatinga), três cultivares de batata-doce (BRS Cotinga, BRS Anembé e CIP BRS Nuti) e a cultivar de tomate BRS Zamir.

De acordo com o analista Henrique Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, trata-se de um evento de tendências relacionadas a alimentos saudáveis e sustentáveis e, a partir dessas premissas, “levaremos as tecnologias com maior potencial de promoção da saúde e de oportunidade de desenvolvimento de produtos com valores agregados”.

Cultivares

BRS Biguatinga – a mais nova cultivar da família de pimentas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças apresenta características que atendem notadamente a agroindústria de molhos e pastas (“mash”) de pimentas, mas seus frutos também podem ser consumidos frescos - além de aromáticos e picantes, apresentam elevados teores de vitamina C (149 mg/100g fruto) e carotenoides (21 μg/g de fruto).

BRS Cotinga - cultivar de casca e polpa de coloração arroxeada intensa com ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo e alta estabilidade de produção, foi desenvolvida com a finalidade de oferecer ao mercado uma cultivar específica para industrialização na forma de chips, mas também pode ser recomendada para processamento industrial como farinha, fécula, tapioca, xarope de amido e outros produtos derivados.

BRS Anembé - a cultivar apresenta aspectos relevantes para a comercialização no mercado in natura, como raízes de peso mediano (aproximadamente 260 gramas), com matéria seca próxima a 37% e teor de sólidos solúveis de 15,5 °Brix. Com essas características, sua principalmente destinação é para mesa, em preparos culinários assados como purês, doces caseiros e pães, mas pode ser também industrializada na forma de chips, farinhas e corantes.

CIP BRS Nuti - De casca rosada e polpa alaranjada, a cultivar foi desenvolvida com a finalidade de oferecer ao mercado um material específico para industrialização na forma de chips, farinhas e corantes. Desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de La Papa (CIP) do Peru, apresenta casca e polpa alaranjada, alto teor de betacaroteno (150 mg/kg) e adaptabilidade a diferentes regiões no Brasil, além de outras características agronômicas interessantes relacionadas à boa cobertura vegetal e ao bom pegamento de mudas.

BRS Zamir - A nova cultivar do tipo cereja alongado ("grape") representa uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos e que conserva todas as principais características inerentes do segmento "grape", como textura, cor e sabor. De acordo com pesquisador Leonardo Boiteux, que coordena o Programa de Melhoramento de Tomate da Unidade, a procura por tomates do tipo "gourmet" tem crescido muito no Brasil e o novo tomate tem respondido bem a essa demanda.

Vale destacar que os visitantes da feira terão a oportunidade de conferir in loco as qualidades do BRS Zamir, que será oferecido para degustação.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-hortalicaseventoanuga