09/04/24 |   Gestão ambiental e territorial

Embrapa Territorial integra ações para promoção de Indicação Geográfica em SP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal - André Farias, da Embrapa Territorial, em apresentação na assembleia do fórum, em Birigui

André Farias, da Embrapa Territorial, em apresentação na assembleia do fórum, em Birigui

Membros do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas de São Paulo, os analistas Rafael Mingoti e André Farias, da Embrapa Territorial, têm participado de eventos e articulações para promoção do tema no estado. Em 27 de março, participaram de uma reunião com produtores de morango de Atibaia e Jarinu, interessados na obtenção de um selo que reconheça a especialização da região na produção da fruta. 

Mingoti e Farias também contribuíram no processo da delimitação da área para indicação geográfica de vinhos de Jundiaí, com a produção dos mapas e do memorial descritivo que integram a documentação. Anteriormente, a Embrapa Territorial colaborou com o reconhecimento da indicação geográfica da uva Niagara Rosada da região, por meio do projeto GPAF - Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no circuito das frutas do Estado de São Paulo

Nos dias 21 e 22 de março, eles participaram da Assembleia Geral Ordinária do Fórum, em Birigui, SP. O município sediou a reunião na data em que comemorava um ano da conquista da Indicação de Procedência dos calçados infantis produzidos ali. Mingoti, Farias e os membros do fórum participaram de evento comemorativo com palestra de João Carlos Leite, que esteve à frente do processo da obtenção da indicação de procedência do queijo da Serra da Canastra. Também visitaram a fábrica da Pampili, indústria de calçados para meninas.

Durante a assembleia, Farias apresentou o resultado de um levantamento feito no âmbito do fórum a fim de priorizar eventos para divulgação das oportunidades da indicação geográfica. Mingoti, por sua vez, apresentou as linhas de pesquisa da Embrapa Territorial e trabalhos feitos por e outros centros de pesquisa da Empresa na temática do fórum.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sem-destaque