09/04/24 |

Via Satélite - Notas da edição 03/2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Os pesquisadores André dos Santos Furtado e Cristiaini Kano tomaram posse, em 1º de março, como membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Agronegócio de Campinas (CMDRA), representando a Embrapa Territorial no biênio 2024-2025. A reunião contou com a presença do prefeito municipal, Dário Saadi, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e do superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA / MAPA / SP), Guilherme Campos Júnior.

 

Cosag/Fiesp

A chefe-adjunta Lucíola Magalhães e a analista Luciane Dourado representaram o chefe-geral, Gustavo Spadotti, na reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosag/Fiesp), realizada dia 4 de março, em São Paulo, SP. O encontro contou com convidados especiais, como o deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, e Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja também participou da reunião.

 

Agricultura Sustentável

Os pesquisadores Gisele Vilela, Angelo Mansur e Cristiaini Kano participaram do 3º Encontro Paulista do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), realizado de 6 a 8 de março, em Lençóis Paulista, SP. A participação da Embrapa foi representativa, com palestras dos pesquisadores Éder Martins (Embrapa Cerrados), Carlos Posser (Embrapa Clima Temperado) e Rodrigo Mendes (Embrapa Meio Ambiente).

 

Agro Day Talks

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participou de um debate com o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania - SP), durante o evento Agro Day Talks, realizado em Ribeirão Preto, SP, no dia 7 de março. A discussão no painel foi mediada pelo jornalista Augusto Nunes.

Spadotti contou que, durante o debate, destacou como dados apontam a sustentabilidade da produção agropecuária nacional. “O agro brasileiro tem os dados, tem os números, consegue mostrar para a toda a sociedade brasileira que ele consegue produzir e preservar”, disse. Nesse sentido, ressaltou a importância dos recursos investidos na Embrapa para o desenvolvimento de métricas próprias da Ciência Tropical para o mensurar o Carbono nas cadeias produtivas.

 

Agenda do Chefe-geral em Brasília

Ministérios

Apresentar as primeiras ações e alinhar um cronograma de entregas de projetos. Com esse objetivo, o chefe-geral, Gustavo Spadotti, teve reuniões nos ministérios da Pesca e Aquicultura e da Integração e Desenvolvimento Regional, em 12 de março. No primeiro, tratou da parceria para o projeto de Atualização e validação do mapeamento de viveiros escavados da aquicultura no Brasil, com o diretor de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Carvalho de Faria, e o coordenador de cadeia produtiva, Francisco Everardo da Silva Souza. No segundo, da iniciativa para Mapeamento de Polos de Agricultura Irrigada para a Política Nacional de Irrigação, com os coordenadores Paulo Sérgio Garcia (Infraestruturas de Irrigação) e Antônio Felipe Guimarães Leite (Planejamento da Política de Irrigação), além da consultora Fernanda Pessoa de Sousa, todos lotados no Departamento de Irrigação.

Andav

Em 12 de março, ele esteve na cerimônia de posse do conselho diretor da Andav para o biênio 2024-2025, presidido por José Hara. Além do presidente recém-empossado, Spadotti interagiu, no evento, com o presidente-executivo da associação, Paulo Tiburcio. O gestor foi convidado a palestrar na próxima edição do Congresso da Andav

Anec e Anea

No dia 13, Spadotti ministrou palestra com o tema “Produção e preservação: a sustentabilidade do agro brasileiro”, no evento promovido por Anea e Anec para anunciar a 17ª Previsão de Safra. Bruno Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também palestrou no evento e falou sobre rastreabilidade e qualificação na produção agropecuária.

Eventos parlamentares

O chefe-geral da Embrapa Territorial participou, em 12 de março, de reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária centrada em debates com oito presidentes de comissões na Câmara dos Deputados. De acordo com o gestor, foram debatidos os impactos das pautas nas comissões sobre o agronegócio. Durante a reunião, Spadotti conversou com os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Sérgio Souza (MDB-PR).

Ele voltou a se reunir com Jardim no dia seguinte, no primeiro evento da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. O parlamentar preside a Frente que, no dia 13, debateu o ensino médio, em especial o ensino técnico e profissionalizante.

Ainda no dia 13, Spadotti participou de reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Na ordem do dia, pautas apresentadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Nessa reunião, o chefe-geral conversou com o deputado federal Jonas Donizette (PSB - SP), ex-prefeito de Campinas.

 

2⁰ ano da Mecanização da 11ª Brigada Infantaria Mecanizada

No dia 20 de março, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Gilberto Jardine, e a supervisora Luciane Dourado (NDI) participaram da formatura de aniversário em comemoração ao 2⁰ ano da Mecanização da 11ª Brigada Infantaria Mecanizada - Brigada Anhanguera. A então Brigada de Infantaria Leve foi convertida em Mecanizada no dia 8 de março de 2022 e passou a contar com veículos blindados Guarani - veículos anfíbios e equipados com metralhadoras 5.0.

 

Conferência Nacional de CT&I

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Alves Magalhães, participou de uma conferência preparatória para a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela representou a Embrapa Territorial no evento realizado pela Fundação Bunge e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), no dia 26 de março, em São Paulo, SP. Esse é apenas um dos vários encontros que vêm sendo realizados para preparação da conferência nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, DF. Lucíola participou dos debates sobre dois temas: conectividade e rastreabilidade.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasat