23/04/24 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Agrishow 2024 é vitrine de tecnologias da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação.

Divulgação. -

A Embrapa participa, entre os dias 29 de abril e 3 de maio , da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow , em Ribeirão Preto, SP, levando algumas de suas principais tecnologias de incremento à agricultura sustentável. Em sua 29ª edição, o evento reunirá produtores rurais, profissionais e técnicos do agronegócio de todo o Brasil e do mundo.

Nesta edição, a Empresa participa com 23 tecnologias, produtos e serviços, incluindo lançamentos, para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário, de diferentes cadeias produtivas.

Profissionais de novas Unidades de Pesquisa da Embrapa não serão aqui convidados a apresentar tecnologias para parcerias, explicar as soluções tecnológicas e realizar reuniões de negócios com interesses em desenvolver projetos de inovação abertos.

Ao participar da maior feira internacional de tecnologias agrícolas, a Embrapa vem mantendo sua tradição e compromisso com a sociedade de desenvolvimento e apresentando opções tecnológicas oferecidas ao homem do campo, trazendo algumas de suas principais tecnologias de incremento à agricultura sustentável.

Abaixo das tecnologias por Unidade de Pesquisa participante que estarão expostas no estande da empresa:

 

Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ)

Combio - Desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Innova Agrotecnologia , é o primeiro bioinsumo que contém uma combinação de estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio, na promoção do crescimento e na prevenção ao ataque de fungos em sementes de soja.

O uso deste bioproduto, que surgiu a partir de uma prospecção de mais de 700 bactérias, substitui com vantagens o inoculante tradicional para a cultura da soja (que contém apenas o microrganismo simbionte específico destinado à fixação biológica de nitrogênio), pois agrega outras duas estirpes , que valorizam a promoção do crescimento e conferem um maior vigor para a cultura, por meio de atuação bioquímica complementar. O inoculante combina o tradicional Bradyrhizobium elkanii com as bactérias Bacillus subtilis e Paraburkholderia nodosa . Essa combinação promove crescimento e qualidade das plantas, fixação de nitrogênio eficiente, vigor de trabalho e maior rendimento de grãos.

O desenvolvimento de um consumo biológico multifuncional para a cultura da soja vai ao encontro das perspectivas do mercado, que busca cada vez mais por soluções tecnológicas sustentáveis ​​para controlar controladas e doenças e aumentar a produtividade. A vantagem é a redução no uso de fertilizantes nitrogenados e produtos químicos para controle de pragas e doenças, o que implica uma agricultura ambientalmente mais amigável.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=T2-VHLUSXYM

 

Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE)

Clones de cajueiro-anão BRS 555 - O ativo é uma cultivar de alta produtividade de amêndoas e resistente à broca-do-tronco e à bacteriose, proporcionando ao produtor menor necessidade de pesticida, menor custo de produção com maior segurança alimentar ao consumidor.  A broca-do-tronco (Marshallius anacardii), praga com forte incidência e severidade na área serrana, provoca a redução da copa, da estatura de plantas e, consequentemente, da produção. 

O BRS 555 é recomendado para regiões de altitude elevada, acima de 600 metros. O elevado potencial produtivo é um destaque do clone, que registrou uma média de 2.711 quilos por hectare de castanha do 6º ao 9º ano de produção. Em média, a produtividade da castanha do novo clone foi 57,6% superior ao clone testemunha, enquanto a produção do pedúnculo registrou um incremento de 60,4%. A variedade apresenta uma amêndoa com bom peso, em média 2,5g. 

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=fiqqM_KHOaQ

 

Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG)

ILPF Realidade Virtual - O aplicativo permite ao usuário fazer um tour, utilizando óculos de realidade virtual, por uma fazenda que adota sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Na visita guiada a bordo de um trator é possível ver as lavouras, pastagens, renques de árvores, conhecer os benefícios dos sistemas e até mesmo entrar em uma trincheira, onde se vê o comportamento das raízes e do perfil do solo. A experiência imersiva foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Rede ILPF.

 

Embrapa Algodão (Campina Grande, PB)

São quatro cultivares de amendoim de alta produtividade e adaptadas ao cultivo mecanizado em grande escala. Estas novas cultivares são direcionadas ao consumo de mesa e à indústria de alimentos e se destacam pelo alto teor de ácido oleico (acima de 75%), os grãos conservam suas qualidades por maior tempo após a colheita, garantindo maior vida útil de prateleira.

Amendoim BRS 421 OL - Cultivar de amendoim de ciclo médio (140 dias), direcionado ao consumo de mesa e para a indústria de alimentos, com alto valor nutricional, apto a ser cultivado em grande escala, em sistema adensado com alta mecanização e alta produtividade . A BRS 421 pode atingir uma produtividade de até 5.100 kg/ha, com manejo adequado. A cultivar apresenta desempenho agronômico alto mesmo em plantios tardios e manejo fitossanitários deficiente, devido a sua rusticidade.

Amendoim BRS 423 OL - Cultivar de amendoim com ciclo de 125 dias, produtividade de até 5.200 kg/ha com manejo adequado. Possui porte rasteiro, crescimento indeterminado e alta rusticidade. Seu elevado teor de ácido oleico faz com que seja um alimento funcional ligado à proteção da pele e à síntese de hormônios. Assim, para o setor de alimentos, apresenta alto valor nutricional.

É uma cultivar para consumo de mesa e para a indústria de alimentos, precoce, apta a ser cultivada em grande escala, em sistema adensado com alta mecanização e alta produtividade. A cultivar apresenta desempenho agronômico alto mesmo em plantios tardios e manejo fitossanitários deficiente, devido a sua rusticidade.

Amendoim BRS 425 OL - Cultivar de amendoim direcionado à alimentação humana de porte rasteiro e crescimento indeterminado com alto teor de ácido oleico (alimento funcional ligado à proteção da pele e síntese de hormônios), com alto valor nutricional, resistência parcial às cercosporioses e tolerância à mancha anelar com alta rusticidade, podendo chegar a 5.100 kg/ha de produtividade com manejo adequado. A cultivar apresenta desempenho agronômico alto mesmo em plantios tardios e manejo fitossanitário deficiente, devido a sua alta rusticidade.

Amendoim BRS 427 OL - Esta variedade será lançada no estande da Embrapa na Agrishow. Cultivar de amendoim com alto teor de ácido oleico (> 70%), ciclo médio, inferior a 130 dias e produtividade superior a 4.000 kg/ha em casca, podendo chegar a 5.100 kg/ha. É indicada para abertura de plantio e manejo eficiente das doenças foliares. É direcionada a áreas que possuem período curto de chuvas ou ainda para região que possui versatilidade, possibilitando mais de um cultivo anual. Cultivar com elevada produtividade, grãos com alto teor de ácido oleico e filme rosado, adaptados às principais regiões produtoras de grãos e amendoim do Brasil.

 

Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS)

Controlpec - É um sistema de controle financeiro, simples e ágil, para a pecuária. Permite ao produtor ou técnico cadastrar diversas fazendas e gerenciar suas movimentações financeiras de forma individualizada e customizada. O Plano de Contas envolve despesas, investimentos, pró-labore e receitas, sendo as categorias, dentro de cada conta, definidas pelo usuário. Com esse aplicativo o produtor estará sempre atualizado sobre a situação financeira do seu negócio, podendo ainda acessar saldos por período de interesse, síntese de movimentações nos planos de contas ou por categoria, entre outras informações.

Pasto Certo - Aplicativo para dispositivos móveis e desktop sobre cultivares de forrageiras tropicais. Foi lançado pela Embrapa e parceiros em 2017. O aplicativo ajuda o usuário a conhecer as principais recomendações de cada cultivar, a comparar simultaneamente diferentes cultivares para diversas características, a escolher cultivares para a implantação da pastagem e a encontrar onde comprar sementes de forrageiras tropicais. O Pasto Certo é de fácil uso, gratuito (Android, iOS e WEB - https://www.pastocerto.com/), funciona off-line, permite a contribuição dos usuários e é dinâmico, sendo atualizado continuamente. Desde o lançamento, o aplicativo obteve grande liberdade aos usuários, além de várias sugestões de melhorias, o que motivou a equipe de desenvolvimento a lançar as versões 2.0, em 2019, e a 3.0, em 2021, esta última já disponível para os usuários.

No Pasto Certo 3.0 foram realizadas as seguintes implementações: coleta de demandas dos usuários relacionadas com a produção pecuária a pasto; inclusão da funcionalidade “calculadora de sementes forrageiras” e inclusão da funcionalidade “assistir vídeos relacionados às pastagens”. Com essas novas funcionalidades, o aplicativo tem se consolidado como uma plataforma integrada que fornece diversas soluções, contribuindo para orientar na escolha da cultivar, cálculo e aquisição de sementes, implantação, estabelecimento e manejo correto de pastagens tropicais.

Protocolo CBC (Carne Baixo Carbono) - Desenvolvido pela Embrapa, é o primeiro do Brasil a estabelecer um conjunto de critérios e procedimentos auditáveis ​​e certificáveis, que garantem a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa pelo sistema produtivo da bovinocultura de corte e a obtenção de um selo para a carne, que possibilita ao consumidor optar por um produto com atributos de descarbonização nas gôndolas dos supermercados.

Boas práticas agropecuárias (BPA) - As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos e Bubalinos de Corte (BPA) referem -se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem apresentados aos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis ​​e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis.

Protocolo Embrapa +Precoce P14 - Este protocolo é um protótipo de processo produtivo que visa possibilitar o aumento da taxa de prenhez em fêmeas bovinas da raça Nelore, com idade entre 12 a 16 meses de idade.

O processo foi validado na Embrapa Gado de Corte e envolve seleção de bebidas mais aptas ainda na desmama, suplementação proteico-energética ou sequestro em confinamento das bebidas selecionadas até a estação de montagem, utilização de protocolos reprodutivos, escolha de passeios adequados para o acasalamento e para o melhoramento genético, mudando para a precocidade sexual, associados a um calendário sanitário específico. Seu modelo teórico foi concebido por especialistas nas áreas de reprodução, nutrição, saúde e melhoramento genético animal, sendo então validado em ambiente relevante, em modelo semelhante ao que se espera ser aplicado nas propriedades rurais em maior escala.

Mais informações: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1156570/1/Protocolo-Embrapa-Precoce-14-2023.pdf

 

Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP)

Plataforma IA AGLIBS - Como resultado pioneiro da aplicação da fotônica no agro, a Embrapa Instrumentação vai apresentar junto com a agfintech Agrorobótica uma plataforma para análise de solos em projetos de agricultura de resultados e mercado de carbono.

A Plataforma IA AGLIBS integra diversos softwares e sensores avançados que permitem a digitalização do solo e das atividades agrícolas. A inovação viabiliza o acesso à agricultura de precisão e à comercialização de crédito de carbono no mercado voluntário internacional, além de permitir financeiramente medir, reportar, verificar e comercializar (MRVC) o carbono na agricultura, ao mesmo tempo em que faz a gestão da fertilidade do solo e nutrição das plantas, para o gerenciamento de indicadores de sustentabilidade e produtividade agrícola. A tecnologia usa pioneiramente a técnica de espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS), a mesma técnica que a Nasa utilizou no Rover Curiosity e está usando no robô Perseverance na exploração do solo de Marte.

SpecFIT HR100 - Em parceria com a startupFine Instrument Technology (FIT), será apresentado o SpecFit, um aparelho que realiza análises de materiais-primas e alimentos processados ​​com a aplicação de Ressonância Magnética Nuclear (RMN). O equipamento agora é capaz de determinar novas interrupções da soja de forma rápida – em torno de um minuto – não destrutiva e sem gerar resíduos, nem utilizar produtos químicos e pode ser utilizado in loco ou por meio do serviço de análises que a FIT vai apresentar na Agrishow. A importância da análise da qualidade ainda não é percebida por muitos produtores na comercialização, mas é uma tendência que se projeta no cenário mundial e seu impacto já é oferecido na ponta da revenda. A avaliação da soja torna-se ainda mais relevante quando a safra é afetada por anomalias climáticas, em particular, para verificar os efeitos de chuvas volumosas na soja provocadas por características como o El Niño.

Sensor IGstat - É um sensor para monitoramento da tensão da água no solo, que afere o conteúdo e o potencial matricial de água no solo, para que seja obtido o limiar crítico da segurança, ou seja, o momento adequado e preciso de irrigar o cultivo de interesse. O momento de irrigar é indicado com o uso do sensor aliado a um sistema, desde sistemas automatizados e mais complexos, como o pneumático ou óptico, ou até mesmo por um sistema simples e visual que dispensa o uso de compressor de ar ou energia. O funcionamento do sensor ocorre, portanto, devido ao fato de que, em equilíbrio hidráulico com o solo, o meio poroso do sensor apresentará o mesmo valor de potencial matricial da água no solo. Deste modo, o sensor IGstat auxilia a sustentabilidade do uso da água, com possibilidade de ajustes e aplicação para diversas culturas, solos e climas.

EMBRAPII ITECH-Agro - A Unidade EMBRAPII ITECH-Agro (Integração de Tecnologias Habilitadoras no Agronegócio) foi credenciada em julho de 2023. Atua no desenvolvimento de materiais avançados e insumos nanotecnológicos e biotecnológicos para o agronegócio; sensores, equipamentos e metodologias fotônicas integradas a IoT para agricultura de precisão e digital; tecnologias para controle de qualidade de produtos e automação integrados com inteligência artificial aplicada à agroindústria.

É um importante ponto de convergência entre as demandas de produtores, que buscam soluções para inovar dentro de uma agricultura cada vez mais digital, pautada pela segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Além disso, atende às necessidades das indústrias, que buscam na experiência da equipe da Embrapa em parcerias com a iniciativa privada, patentes e infraestrutura robusta composta por três laboratórios nacionais multiusuários, sendo o diferencial para o desenvolvimento de inovações e avanço tecnológico no agronegócio.

Saneamento básico rural - A Embrapa Instrumentação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vão promover um acordo de cooperação técnica para implementar ações de transferência de tecnologias sociais e comunicação movimentos à promoção do saneamento básico rural no estado de São Paulo. O sistema de saneamento é composto por Fossa Séptica Biodigetora (destinada ao tratamento de esgoto do vaso sanitário), Jardim Filtrante (tratamento das chamadas águas cinzas, pia, tanque e chuveiro) e Clorador Embrapa (para a desinfecção da água).

 

Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP)

Abelhas-sem-ferrão - A Embrapa está dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para a criação e a utilização sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). O objetivo é promover a geração de renda a partir da rica biodiversidade brasileira desses insetos e incrementar a produtividade das culturas que dependem delas para polinização. A contribuição das abelhas nativas, seja na produção de mel ou na polinização de diversas espécies de cultivo, representa um apoio valioso para a agricultura do país.

Uma das soluções tecnológicas inovadoras é voltada para a multiplicação e manejo de colônias da abelha Mandaguari (Scaptotrigona depilis). Esta tecnologia permite a produção in vitro de rainhas, por meio de um processo de superalimentação das larvas, possibilitando a produção de aproximadamente 2 mil rainhas por mês a partir de uma única colônia.

Após a produção e a inserção das colônias em sistemas agrícolas, o próximo desafio reside em estabelecer uma convivência segura e harmoniosa desses organismos com os desafios relacionados ao controle de pragas e doenças das culturas.

A Kombee, com a colaboração da A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas) e da Cofco International, com os quais a Embrapa mantém parceria no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas nativas, estarão na feira para mostrar esta solução tecnológica inovadora.

Mais informações: https://abelha.org.br/tag/kombee/

Biochar ou biocarvão - Material proveniente de finos de carvão (material com diâmetro inferior a 9,5 mm resultante da produção de carvão vegetal), confere vários benefícios ao solo. Sua aplicação aumenta a biomassa microbiana, estimula o crescimento das plantas e reduz até a incidência da murcha por Fusarium em tomateiros, além de desempenhar um papel importante na mitigação das mudanças climáticas. Trata-se de uma tecnologia limpa e sustentável que está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O uso do biocarvão é uma alternativa promissora para reduzir as emissões antrópicas de gases de efeito estufa, incluindo aquelas provenientes do setor agropecuário, que é responsável por cerca de 30% das emissões nacionais. O potencial de mitigação dessas emissões está relacionado à capacidade do biochar de capturar o dióxido de carbono emitido pelas plantas durante seu crescimento, por meio da fotossíntese, e estabilizá-lo durante o processo de pirólise da biomassa em temperaturas altas (geralmente entre 350ºC e 750ºC), na ausência ou baixa concentração de oxigênio. Uma vez aplicado no solo, o biocarvão apresenta alta estabilidade e permanece por séculos no sistema, proporcionando melhorias significativas na fertilidade, estrutura física e microbiologia.

Auras – Redutor dos efeitos de estresses hídricos - Fruto da parceria Embrapa e a empresa NOOA Tecnologia Agrícola, o Auras é uma tecnologia de bioativo originada da Caatinga que proporciona maior segurança no ambiente de produção ao reduzir os efeitos dos estresses hídricos nas plantas, possibilitando a máxima expressão do potencial das culturas agrícolas. O biosinumo otimiza o uso da água pela planta, possibilita maior proteção do potencial produtivo e mitiga os efeitos de estresses hídricos e térmicos. O bioinsumo é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o verdadeiro potencial das lavouras.

Mais informações:  https://www.nooabrasil.com.br/auras

AgNest – Laboratório vivo para agtechs - Situado em Jaguariúna, SP, é um espaço dedicado ao agronegócio, com infraestrutura para o desenvolvimento de novas soluções sustentáveis ​​e digitais. Seu principal objetivo é promover a inovação aberta e o empreendedorismo, oferecendo um ambiente propício para startups, desde a concepção da ideia até a comercialização, com recursos e conectividade ideais para operações em diversos tipos de cultivos. Com uma área experimental de 66 hectares, o AgNest adota o conceito plug and play, permitindo que startups e empresas parceiras, individualmente ou em conjunto, tenham acesso a um laboratório vivo e acelerem a criação de inovações para o setor agrícola.

Localizado a apenas 20 minutos de Campinas, SP, o farm lab está inserido no Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo, uma região reconhecida como um importante polo de ciência, tecnologia e inovação. Nesse corredor, encontramos diversas universidades, institutos de pesquisa e uma significativa concentração de empresas privadas, aceleradoras, incubadoras e investidores. Além disso, sua proximidade com São Paulo, a apenas 1h30 de distância, proporciona acesso a um dos maiores centros de agtechs do Brasil.

 

Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP)

Guandu BRS Mandarim - A leguminosa Guandu BRS Mandarim, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, tem apresentado bons resultados para recuperar áreas degradadas quando consorciada com braquiária. Com alto potencial para adubação verde, ela melhora a fertilidade do solo e a qualidade do pasto.

O uso do Mandarim dispensa a adubação nitrogenada para recuperar o pasto, uma vez que a eliminação proveniente de sua roçada funciona como adubo verde, disponibilizando nitrogênio no sistema. De acordo com pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste, o material roçado agrega mais de 200 kg/ha de Nitrogênio (N) na pastagem. Mais um benefício, principalmente para o período seco, quando a pastagem não está em boas condições, é servir de alimento para os bovinos.

Sistema Antecipe - Trata-se de um método de semeadura intercalar do milho, sorgo ou espécies forrageiras nas entrelinhas da soja. Esse plantio pode ser realizado até 20 dias antes da colheita da oleaginosa, permitindo o estabelecimento precoce da cultura em segunda safra. A tecnologia reduz os riscos de perda de produtividade de safrinha por condições climáticas adversas no final do verão e início de outono. Desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, é composta por um sistema de produção de grãos, uma semeadora-adubadora especificamente desenvolvida para este sistema de cultivo, que estará disponível para visualização aos visitantes do estande. 

 

Serviço

29ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio de 2024
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8 às 18h

Localização do estande da Embrapa no mapa da Feira: Rua E14a1.

*Com informações técnicas das Unidades de Pesquisa participantes.

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2748 E (19) 99764.7175

Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441.1596

Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391.7117

Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Telefone: (66) 3211.4227 / (66) 3211.4220

Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3182.4424

Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3368.2000

Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107.2901 e (16) 99994.6160

Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027.1223

Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411.5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/