09/04/24 |   Agroenergia

Tecnologias para construção da fertilidade do solo em destaque na Expocanas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Colaboração: Hallino Soares

Colaboração: Hallino Soares - Vista do estande da Embrapa na Expocanas com Unidade de Referência

Vista do estande da Embrapa na Expocanas com Unidade de Referência

Realizada em Nova Alvorada do Sul, cidade líder no cultivo de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul e com amplo destaque no cenário produtivo do setor no país, a Expocanas acontece nos dias 10,11 e 12 de abril. A Embrapa Agropecuária Oeste estará presente no evento, possibilitando visitação a Unidade Demonstrativa, de condição permanente, instalada no Parque de Exposições. Nessa visita “in loco”, os interessados poderão conhecer as práticas e as tecnologias que podem contribuir com a construção da fertilidade do solo adequadas para o setor sucroenergético e também o setor agropecuário.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva, explica que durante a visita ao estande da Embrapa, na Expocanas, os participantes terão a oportunidade de explorar práticas e tecnologias voltadas para a construção da fertilidade do solo e a caracterização de seu perfil. Ele explica que “a implementação de estratégias de manejo adequados e uso de plantas de cobertura podem contribuir com a melhoria da qualidade da microbiota do solo para o desenvolvimento saudável do canavial”.

Ele enfatiza que esses conhecimentos e práticas são relevantes para garantir a produtividade dos canaviais e destaca que “o solo é um dos principais recursos para a produção agrícola, e sua fertilidade é essencial para o crescimento saudável das plantas de cana-de-açúcar. Solos pobres em nutrientes ou mal estruturados podem resultar em baixos rendimentos e menor qualidade da produção”. 

Saiba Mais -  A trajetória da Expocanas teve início com o êxito dos Dia de Campo promovidos pela Agrícola MV, conhecidos como "Encontros Tecnológicos e de Variedades". Em 2021, esse sucesso culminou na oficialização da feira através da Lei 948, sancionada em maio de 2022. Desde então, a Expocanas integra o calendário anual de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como um ponto de referência no setor.

Situada às margens da BR 163, no km 371, a cerca de 2km da cidade, a Expocanas reúne mais de 110 expositores, conta com mais de 30 mil metros quadrados de campos experimentais e variedades de cana-de-açúcar. 

A Expocanas é uma realização da Sulcanas (Associação Sul Matogrossense dos Fornecedores de Cana) e conta com apoio institucional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e Biosul.

Serviço - 
Evento:  Expocanas
Data: 10 a 12 de abril de 2024
Horários: Das 8h às 22h
Local: Parque de Exposições Multisetorial de Nova Alvorada do Sul (BR 163, km 371). Transporte gratuito da cidade para o evento.
Redes Sociais: 
Facebook: facebook.com/expocanas
Instagram: instagram.com/expocanas/

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/