11/04/24 |   Agroenergia

Expocanas 2024: Mato Grosso do Sul destaca-se como polo de bioenergia e inovação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Colaboração Hallino Soares

Colaboração Hallino Soares - Estande da Embrapa ao lado da Unidade Demonstrativa

Estande da Embrapa ao lado da Unidade Demonstrativa

A solenidade de abertura da Expocanas, evento realizado em Nova Alvorada do Sul, esteve concorrida, na manhã de quarta-feira, 10 de abril. Com presença de autoridades, inclusive do governador Eduardo Riedel, do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhado de vários secretários de governo, a solenidade contou com a participação de lideranças políticas, representantes de instituições públicas e privadas do setor sucroenergético e outros segmentos produtivos, além de jornalistas, que lotaram  o auditório do evento.

A Expocanas é a maior feira do setor no Mato Grosso do Sul e está sendo realizada de 10 a 12 de abril. Em sua fala, o Governador destacou a importância do ambiente de pesquisa, inovação e desenvolvimento que o Estado de Mato Grosso Sul proporciona ao setor sucroenergético, desenvolvida com a participação da Embrapa e demais instituições de pesquisa. “Obrigado pelo trabalho de vocês”, disse Riedel.

 

 

Na ocasião, o governador disse ainda que o estado está assumindo "o compromisso de reduzir a alíquota de ICMS sobre o biometano de 17% para 1,8%, para estimular o setor de bioenergia no Estado e torná-lo cada vez mais competitivo. O posicionamento estratégico do Mato Grosso do Sul diante do Brasil e do mundo está focado em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade ambiental".

Em sua fala o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, destacou a consolidação do Estado no ranking nacional de produção de bioenergia. "Mato Grosso do Sul continua entre os principais participantes do setor, ocupando a quarta posição como produtor de cana e etanol, a quinta posição na produção de açúcar e ainda sendo o quarto maior exportador de bioeletricidade para o sistema", ressaltou Pekelman.

Ele enfatizou ainda que a safra da cana-de-açúcar encerrou o ciclo 2023/2024, no último dia 31, com saldo recorde de produção em Mato Grosso do Sul. Em um ciclo de recuperação de produtividade e condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de geadas, foram processadas 52,4 milhões de toneladas da matéria-prima, quantidade 17,4% maior em relação a temporada anterior. A produção de etanol atingiu 3,8 bilhões de litros (+15%) e de açúcar 2,2 milhões de toneladas (+50,9%). A energia elétrica produzida a partir da biomassa da cana também apresentou saldo positivo, chegando a 2 milhões de MWh (+8,6%) exportados para a rede nacional.

Marcio Verrunes, presidente da Sulcanas, gestora da Expocanas; o prefeito José Paulo Paleari,de Nova Alvorada do Sul, e deputados federais também apresentaram detalhes relevantes do setor em seus discursos.

 

Embrapa

A Embrapa Agropecuária Oeste esta presente no evento, possibilitando visitação a unidade demonstrativa permanente, instalada no Parque de Exposições. Nessa visita “in loco”, os interessados poderão conhecer as práticas e as tecnologias que podem contribuir com a construção da fertilidade do solo adequadas para o setor sucroenergético e também o setor agropecuário.

O pesquisador Cesar José da Silva, da Embrapa Agropecuária Oeste, explica que durante a visita ao estande da Embrapa, na Expocanas, os participantes terão a oportunidade de explorar práticas e tecnologias voltadas para a construção da fertilidade do solo e a caracterização de seu perfil. Ele explica que “a implementação de estratégias de manejo adequados e uso de plantas de cobertura podem contribuir com a melhoria da qualidade da microbiota do solo e para o desenvolvimento saudável do canavial”. Assista o vídeo e conheça mais detalhes da participação da Embrapa Agropecuária Oeste no evento.

“Participar da Expocanas é mais uma oportunidade de estar próximo de diferentes atores do setor produtivo do Estado. Este ano, pretendemos demonstrar e sensibilizar os participantes sobre a importância de investir em práticas que contribuam para a estruturação e proteção do solo e sobre os efeitos benéficos que podemos obter ao longo do tempo, que trarão ganhos para o meio ambiente e para a produção de cana-de-açúcar e que vão ao encontro de diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  os quais, inclusive, constam no plano de governo de Mato Grosso do Sul”, explica Harley Nonato de Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste.

Nova Alvorada do Sul receberá cerca de R$ 350 milhões em investimentos para a produção de biogás e biometano. O anúncio foi feito pelo CEO da Atvos, Bruno Serapião, que assinou um memorando da companhia para a primeira unidade de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A Atvos, uma das empresas associadas da Biosul, é uma das maiores produtoras de etanol do País e possui três unidades em operação em Mato Grosso do Sul, sendo responsável por mais de 4 mil empregos.

 

Saiba Mais 

Concebida com o propósito de congregar as principais empresas e profissionais dessa indústria, o evento reúne cerca de 100 instituições e está apresentando as mais recentes inovações do setor sucroenergético. Ao longo desses três dias, os participantes estão conhecendo desde técnicas de preparo de solo até métodos de colheita da cana, além de obter informações atualizadas sobre os mais modernos insumos, máquinas, equipamentos, estudos e pesquisas em tecnologia adequadas ao setor.

A trajetória da Expocanas teve início com o êxito dos Dia de Campo promovidos pela Agrícola MV, conhecidos como "Encontros Tecnológicos e de Variedades". Em 2021, esse sucesso culminou na oficialização da feira através da Lei 948, sancionada em maio de 2022. Desde então, a Expocanas integra o calendário anual de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como um ponto de referência no setor.

Situada às margens da BR 163, no km 371, a cerca de 2km da cidade, a Expocanas reúne mais de 110 expositores, conta com mais de 30 mil metros quadrados de campos experimentais e variedades de cana-de-açúcar. 

A Expocanas é uma realização da Sulcanas (Associação Sul Matogrossense dos Fornecedores de Cana) e conta com apoio institucional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e Biosul.

 

Serviço: 

Evento:  Expocanas
Data: 10 a 12 de abril de 2024
Horários: Das 8h às 22h
Local: Parque de Exposições Multisetorial de Nova Alvorada do Sul (BR 163, km 371). Transporte gratuito da cidade para o evento.
Redes Sociais: 
Facebook: facebook.com/expocanas
Instagram: instagram.com/expocanas/

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884

Assessoria de imprensa Biosul - Colaboração Eliane dos Santos (*)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: *

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/