09/04/24 |   Gestão ambiental e territorial

Embrapa participa de Diálogos Territoriais promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Codeter/MDA

Codeter/MDA - A analista Fernanda, com o pesquisador Marcos Silva (penúltimo à dir.) e o ex-chefe Edson Diogo Tavares (3º da esq. p/ dir.) com representantes da Resea, MDA e Conab

A analista Fernanda, com o pesquisador Marcos Silva (penúltimo à dir.) e o ex-chefe Edson Diogo Tavares (3º da esq. p/ dir.) com representantes da Resea, MDA e Conab

Entre os dias 2 e 5 de abril, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) participou dos Diálogos Territoriais, encontros promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que consistiram em Oficinas nos Territórios Rurais de Sergipe (Sertão Ocidental, Sul Sergipano, Baixo São Francisco e Alto Sertão) com o objetivo de retomar a Política de Desenvolvimento Territorial no estado.

As oficinas identificaram pontos fortes e a serem melhorados relacionados nos Programas Nacionais de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat) e Territórios da Cidadania (PTC) implantados entre os anos de 2003 e 2017. As informações levantadas durante as oficinas  servirão de subsídios para a elaboração de um novo programa de desenvolvimento sustentável com enfoque territorial pelo Governo Federal.

A Unidade da Embrapa participou ativamente na construção dos planos territoriais de desenvolvimento rural sustentável dos Territórios Rurais de Sergipe, por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias como representante do poder público em grupos de trabalho e câmaras temáticas vinculadas aos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter).

Fernanda Amorim, analista da Embrapa e uma das representantes da Unidade nas reuniões, destacou a importância das políticas territoriais como mecanismos de organização das demandas da sociedade civil organizada, o que ajuda a UD a elaborar projetos e intervenções mais efetivas e conectadas com a realidade de cada região. Os eventos contaram com forte participação de entidades civis, sindicatos rurais e movimentos sociais organizados em cada território, além de representantes do poder público.

Os relatórios das oficinas serão consolidados pelo MDA, que reunirá representantes dos Territórios Rurais de todo o Brasil em Brasília, entre os dias 24 e 26 de abril, num Seminário Nacional para definir o novo formato da política pública e dos programas nacionais de desenvolvimento territorial.

*Cobertura fotográfica colaborativa realizada pelos Colegiados dos Territórios em parceria com o MDA.

Saulo Coelho, com colaboração de Fernanda Amorim (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

desenvolvimento-territorialterritoriosmda