13/04/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Automação e Agricultura de Precisão

AgNest: Conselho Gestor e Gestor Operacional ajustam planos para 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcos Vicente

Marcos Vicente - Os membros dos Conselhos Gestores e Operacional durante a reunião que discutiu o Plano de Trabalho para 2024.

Os membros dos Conselhos Gestores e Operacional durante a reunião que discutiu o Plano de Trabalho para 2024.

O Conselho Gestor do AgNest, composto por representantes da Embrapa, Jacto, Bayer e Banco do Brasil, realizou uma reunião com diretores da Impactability, plataforma de inovação aberta para ESG, que assumiu recentemente o papel de Gestor Operacional do hub de inovação. A escolha da Impactability foi feita conforme o Edital de Oferta Tecnológica 01/2023. Também estiveram presentes representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (Faped), entidade que dá apoio administrativo ao Comitê Gestor.

Durante a reunião, ocorrida em 11 de abril, foram discutidos e definidos o Plano de Trabalho para o ano de 2024, as categorias e benefícios para os parceiros associados, os critérios para limitações de startups, além da estratégia de marketing e comunicação.  

Conforme Janaína Tanure, chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia e Inovação da Embrapa Meio Ambiente, a reunião foi aguardada com grande expectativa por todos desde o início da atuação do Conselho Gestor em 2022. Ela explica que a reunião também serviu para estabelecer as configurações para a criação do selo AgNest, que considerarão práticas de agricultura sustentável e digital para as agtechs. “Com a aprovação do Plano de Trabalho pelo Conselho Gestor, é chegada a hora do Gestor Operacional colocar mãos à obra para que o AgNest possa florescer”.

Paula Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, enfatizou que a reunião com o Gestor Operacional marcou um momento decisivo na concepção do hub, pois marcou oficialmente o início das operações do Gestor Operacional no AgNest. Paula ainda destacou a localização estratégica do AgNest em Jaguariúna, SP, inserida no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo em Campinas, lembrando que o hub está em estreita proximidade com uma vasta rede de universidades, institutos de ciência e tecnologia, empresas, agentes de inovação e empreendedores.  “Esse é o momento que a ideação disruptiva se materializa.”

Já Gilberto Nogueira, especialista em Negócios e Inovação da Jacto, explicou que a operacionalização do AgNest é um desejo compartilhado entre as empresas fundadoras do hub, uma vez que atende a uma premissa fundamental de concepção do AgNest: testar tecnologias e demonstrar o valor dessas soluções para o agricultor. Agora, segundo Nogueira, essa atividade pode ser efetivamente realizada.

"No agro é muito difícil experimentar, devido às inúmeras variáveis envolvidas. É difícil isolar e determinar se uma tecnologia alcançou ou não em determinado resultado. Mas no AgNest, com a operacionalização do Plano de Trabalho, o hub se torna um ambiente capaz de proporcionar essa validação considerando as muitas variáveis."

Glaico Gundim, CEO da Impactability, considerou que o Conselho Gestor do AgNest dedicou esforços consideráveis ​​para conceber uma estrutura específica do hub, incluindo todas as formalidades e diretrizes de governança para garantir o pleno funcionamento deste ambiente. Agora, segundo ele, chegou o momento de implementar tudo o que foi planejado. “Estamos entusiasmados e ansiosos para iniciar os projetos que farão do AgNest um importante centro de soluções tecnológicas, atuando como um recurso valioso e também impulsionando seu sistema de inovação para setor do Agro, para a agricultura regenerativa no Brasil e também no mundo”.

O que é o AgNest

É um hub de inovação, também conhecido como laboratório vivo (farm lab), que tem como objetivos:

  • - Fomento de Startups: Incentiva o surgimento e crescimento de startups, oferecendo um ambiente adequado para testar tecnologias e fazer networking.

- Inovação Aberta: Promove a interação entre startups, empresas, agentes de inovação e outros atores relevantes para impulsionar a agricultura do futuro.

- Empreendedorismo no Agro: Estimula o empreendedorismo no setor agrícola.

- Conhecimento Científico: Combina empreendedorismo e conhecimento científico para buscar soluções baseadas em energia renovável, biotecnologia, materiais reciclados e processos de produção mais eficientes.

- Agricultura Digital: Busca promover a agricultura digital, utilizando tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência e sustentabilidade da agricultura.

- Conectividade: Procura conectar diferentes atores no universo da ciência e dos mercados, formando um arranjo sólido de gestão.

- Sustentabilidade: É orientado pelo desenvolvimento sustentável, com ações alinhadas às boas práticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Incentiva a adoção de tecnologias e soluções alinhadas a esse tema, como energia solar, gestão de resíduos, áreas de conservação, entre outros.

Para saber mais: https://www.agnest-farm.cnptia.embrapa.br/

Marcos Vicente (MTb 19.027/MG)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2611

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens