15/04/24 |

Embrapa assina protocolo de intenções com a Orplana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vinícius Kuromoto

Vinícius Kuromoto -

A presidente Silvia Massruhá participou, no dia 10/4, do Cana Summit, evento promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e voltado aos produtores de cana-de-açúcar. Silvia esteve presente na abertura juntamente com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e outras autoridades. Na parte da tarde, a presidente assinou um protocolo de intenções com a Orplana, para trabalhar em projetos que visam o desenvolvimento de pesquisas em prol do avanço da produção de cana.

O protocolo tem o objetivo de promover maior aproximação com o segmento produtivo, criando oportunidades para o desenvolvimento de soluções, prototipagem, teste e validação de tecnologias em ambiente operacional de cultivo da cana-de-açúcar e transferência de tecnologia.

Para a presidente da Embrapa, "a aproximação com a Orplana é estratégica para promover maior interação com o setor produtivo, criando oportunidades para que possamos desenvolver soluções em conjunto e que beneficiem toda a cadeia da cana-de-açúcar. Esse protocolo é a entrada para que as nossas Unidades Descentralizadas possam construir acordos com a Orplana.”

No documento, Embrapa e Orplana se comprometem a manter relacionamento permanente para a elaboração e a implantação de ações conjuntas, tais como o compartilhamento de informações para apresentar o alcance territorial dos compromissos ambientais dos produtores de cana-de-açúcar assistidos pela Orplana, que representa aproximadamente 11 mil fornecedores distribuídos nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. O acordo também prevê a prestação de mútuo auxílio técnico para o desenvolvimento de agendas de trabalhos em áreas afins das duas organizações.

De acordo com o protocolo de intenções, Embrapa e Orplana formalizarão a colaboração por meio de um termo de cooperação técnica, no qual serão definidas as obrigações e responsabilidades de cada uma. O termo de cooperação deverá conter um Plano de Trabalho que apresente o objeto, a justificativa de interesse técnico, as metas, os recursos financeiros, os recursos humanos e o prazo, respeitando a legislação vigente e os regimentos internos de cada entidade.

Segundo José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana, “a Embrapa é peça fundamental no desenvolvimento dos produtores, que possuem grandes desafios de produtividade, de redução de custos, de melhor manejo, de gestão da propriedade rural e de melhorias na calculadora Renovacalc. É uma infinidade de possiblidades de trabalho junto com a Embrapa em prol do desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético e do setor do agronegócio como um todo”.

O Plano de Trabalho elaborado pela Embrapa Territorial contemplará a análise integrada de dados sobre as dimensões territorial e ambiental dos imóveis rurais com cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. “Os produtores de cana-de-açúcar atendem as cadeias de produção de alimentos e de bioenergia, que têm grande importância econômica e social para a região Centro-Sul do País. É um setor em expansão, que está se inserindo também no fornecimento de combustíveis para a aviação, e a Embrapa vai estar junto para prover soluções tecnológicas focadas na promoção da sustentabilidade”, disse o chefe-geral do centro de pesquisa, Gustavo Spadotti.

O documento não contempla o repasse de recursos financeiros entre as entidades, as quais deverão prever na sua programação orçamentária anual os recursos necessários à execução das atividades decorrentes do acordo.

O prazo de vigência do protocolo de intenções é de 12 meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo. Após esse prazo, caso não tenha sido formalizado o convênio e/ou termo de cooperação técnica, o documento perderá a eficácia.

Os chefes-gerais da Embrapa Agroenergia e da Embrapa Territorial, Alexandre Alonso e Gustavo Spadotti, também estiveram presentes na assinatura do protocolo.
 

Cana Summit

O Cana Summit reuniu produtores, especialistas, cooperativas, pesquisadores, líderes e autoridades para discutir desafios, oportunidades e inovações no setor da cana-de-açúcar. Segundo os organizadores, o evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos, promover práticas sustentáveis e fomentar o cooperativismo e associativismo, além de discutir e promover práticas inovadoras, sustentáveis e estratégias para fortalecer a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, foi um dos convidados e mediou o painel “Mercado Sustentável – Oportunidades de Rentabilidade para o Produtor (RenovaBio, Créditos de Carbono e Certificações)”, contribuindo com informações para impulsionar ainda mais o crescimento e a sustentabilidade dessa importante indústria.

A participação de Alonso reforça o importante papel da Embrapa como elo entre diferentes agentes da sociedade na construção e consolidação de políticas públicas e mecanismos institucionais que possibilitam a superação de desafios de interesse da agropecuária nacional.

No encerramento do Cana Summit foi apresentada a Carta de Brasília, com reinvindicações de ações imediatas para integrarem a agenda do setor publico, entre elas está o “estímulo à Embrapa em programas específicos de cana-de-açúcar juntamente com outros institutos de pesquisa”.

Márcia Cristina de Faria (MTb 24.056/SP)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61)3448-1581

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Em colaboração com Lilian Matheus Silva
Embrapa Agroenergia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens