15/04/24 |   Transferência de Tecnologia

Miniestacas de mandioca são tema de seminário on-line

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo dia 30 de abril, às 9h30, os coordenadores da Rede Reniva (Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária), os engenheiros-agrônomos Helton Fleck (Embrapa Mandioca e Fruticultura, BA) e Herminio Rocha (Embrapa Pesca e Aquicultura, TO), vão comandar o seminário on-line "Miniestacas de mandioca", com transmissão pelo YouTube da Embrapa. 

Herminio inicia o evento com a palestra "Métodos para obtenção de miniestacas". Em seguida, Helton aborda o tema "Estabelecimento de campos de produção". 

O que são as miniestacas?
Cientistas da Embrapa desenvolveram um processo inovador de propagação de mandiocas. Em vez de utilizar o material tradicional (manivas-semente), a nova técnica usa miniestacas. A inovação conseguiu contornar características indesejadas, como a baixa taxa de propagação e os grandes volumes de materiais de plantio convencional, que dificultam a logística para ao armazenamento e transporte das manivas para novas áreas.

A técnica foi desenvolvida no âmbito da Rede Reniva e é tema do comunicado técnico “Miniestacas de mandioca – nova alternativa de material de plantio”, assinado pela equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), técnicos e produtores parceiros. Rocha conta que essa técnica surgiu a partir do trabalho, também inédito, de multiplicação de mudas de mandioca em larga escala no Instituto Biofábrica de Cacau (hoje Biofábrica da Bahia), parceiro do Reniva.

Mais informações sobre as miniestacas aqui.

Serviço

Evento: Seminário On-line "Miniestacas de mandioca"
Data: 30/4
Horário: 9h30
Link de transmissão aqui (https://www.youtube.com/watch?v=SQmSF-yM03c)

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: 75 3312-8160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiamandiocaeventoseminario-on-line