16/04/24 |   Agricultura familiar

Agro Centro-Oeste Familiar destaca adaptação climática, inovação e inclusão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Unifimes

Unifimes - Agro Centro-Oeste Familiar: semeando inclusão social e Sustentabilidade”

Agro Centro-Oeste Familiar: semeando inclusão social e Sustentabilidade”

O Centro Universitário de Mineiros - Unifimes tem o prazer de anunciar a 21ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, a principal feira de agricultura familiar em toda a região Centro-Oeste. Neste ano, o evento que tem como tema “Mudanças climáticas, inovação e inclusão socioprodutivas”, será realizado de 08 a 10 de maio de 2024, no Centro Universitário de Mineiros, localizado a 430 km da capital, Goiânia. O município é lar de comunidades de agricultores familiares tradicionais, quilombolas e assentados, que em sua maioria produzem leite em escala comercial, além de grandes empresários rurais envolvidos na produção de grãos, pecuária, avicultura integrada e cana-de-açúcar.

A feira é uma iniciativa conjunta da UFG, Serviço de Extensão Rural do Estado (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), com o apoio da Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

Destaques e Atividades

A programação inclui uma feira livre da agricultura familiar, estandes de entidades representativas, seminários temáticos, apresentação de pesquisas acadêmicas, cursos práticos, visitas a áreas de cultivo, exposição de máquinas e implementos agrícolas, rodas de conversa e eventos culturais.

Como de costume desde a primeira edição da Acof, a Embrapa marca presença no evento, reafirmando seu compromisso com o avanço tecnológico, capacitação e conhecimentos de homens e mulheres do campo.

Na edição deste ano, a Embrapa Arroz e Feijão se une ao Unifimes para oferecer capacitações exclusivas para alunos de mestrado e doutorado. O foco será em máquinas e tecnologias destinadas aos agricultores familiares, proporcionando orientações valiosas que serão repassadas por estes engenheiros agrônomos, pós-graduando aos participantes da Acof 2024.

A Embrapa Arroz e Feijão estará, ainda, presente em uma mesa redonda para discutir sobre crédito de carbono e mudanças climáticas, um tema de grande relevância no cenário atual. Informações e publicações estarão disponíveis aos agricultores e visitantes, reforçando o compromisso da Embrapa com a disseminação de conhecimento.

 

Um Fórum de Diálogo e Construção

A Agro Centro-Oeste Familiar se consolidou como um fórum essencial para os agricultores familiares. Neste espaço, eles não apenas apresentam sua produção à sociedade, mas também debatem sobre iniciativas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e a inclusão sustentável ao agronegócio. O foco é sempre valorizar e fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo sua importância vital para a economia e a sociedade. A Agro Centro-Oeste Familiar é, portanto, um palco para a agricultura familiar brilhar e prosperar.

A feira busca a participação ativa de cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar na organização do evento, incorporando também outros atores-chave para o campo, como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e a sociedade civil organizada.

Não deixe de aproveitar esta oportunidade para conhecer as últimas novidades e tendências da agricultura familiar.

Participe da Agro Centro-Oeste Familiar 2024! A Acof 2024 espera por você em Mineiros (Goiás).

Para mais informações e programação completa, acesse em: https://agrocentrooeste.unifimes.edu.br

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2236

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familarevento