16/04/24 |   Agricultura familiar

Tecnofam 2024 recebe visitantes de mais de 70 municípios de Mato Grosso do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sílvia Zoche Borges/Embrapa

Sílvia Zoche Borges/Embrapa - Abertura da Tecnofam 2024

Abertura da Tecnofam 2024

Abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, como a do governador de MS e da diretora-executiva de Negócios da Embrapa, que destacaram a importância da parceria entre as mais de 40 instituições


A Tecnofam 2024 (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar) começou nesta terça-feira, 16 de abril, recebendo 23 caravanas das 89 que estão programadas para passar pelo Parque de Exposições de Dourados, MS, nos três dias de evento (16 a 18 de abril). No total, haverá a visitação de pessoas vindas de 72 municípios de Mato Grosso do Sul (o estado possui 79 municípios).  


O evento reúne tecnologias de mais de 40 instituições parceiras (veja os parceiros ao final) voltadas especialmente para o pequeno produtor rural. Elas estão sendo expostas em estandes indoor, campo, oficinas para capacitação, Tecnofam Kids e feira da agricultura familiar.


Na abertura, estavam presentes autoridades não somente de Mato Grosso do Sul, onde a Tecnofam é realizada, mas de outros estados também, como Bahia, Rio de Janeiro e Goiás, além do Distrito Federal. Todos os que tiveram fala reforçaram a importância das parcerias institucionais para o fortalecimento de ações em prol da agricultura familiar. 


Lucas Galvan, representando o Senar/MS e a Famasul, disse que “a transformação acontece através do conhecimento”. A diretora-executiva de Negócios da Embrapa, Ana Euler, lembrou que a Embrapa preza pelas parcerias. “Estamos muito próximos dos produtores rurais, de diversos setores, como o setor financeiro e as certificadoras. A Embrapa vem trabalhando sempre para aumentar a segurança alimentar do Brasil”. 


Ana Euler apresentou algumas novidades. A primeira é que a Tecnofam se tornou um evento referência em agricultura familiar e, por isso, está sendo estudada a possibilidade de ela ser realizada em todas as regiões do País. “Queremos que as tecnologias cheguem aos mais de 4 milhões de agricultores familiares”. Outra novidade é que, na semana que vem, durante o aniversário da Embrapa, será lançada a plataforma ATER+Digital, que contará com inteligência artificial e tecnologias de ponta, com uma linguagem acessível a estudantes de ciências agrárias, produtores rurais e extensão rural. “É muito importante conectar o campo com a cidade”. 


Mais um lançamento realizado pela Embrapa durante a abertura foi o Tecnofam App, aplicativo para smartphone, tablet, computador ou smart TV. Nele, o agricultor familiar acessa informações técnicas de linguagem simples. É um modelo digital para acessar informações principalmente onde não há sinal de internet. O aplicativo é resultado de uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Dourados.


Ainda sobre parcerias, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, falou que a parceria das entidades proporciona o fortalecimento da agricultura familiar, fazendo com que as tecnologias cheguem na ponta da cadeia produtiva. “É desafiador. Eventos como a Tecnofam são uma das maneiras de se chegar a este propósito”, afirmou Riedel.  


Thiago de Oliveira Borges, coordenador-geral de apoio e monitoramento de propostas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), enfatizou que as parcerias são essenciais, e que são necessárias “políticas transversais entre os governos [federal, estadual e municipal]”.


Renato Câmara, deputado estadual, representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e disse que “eventos como a Tecnofam são fundamentais, e os diferentes partidos também precisam convergir em prol da agricultura familiar” e afirmou que “as tecnologias da Embrapa têm papel essencial no desenvolvimento agrícola de Mato Grosso do Sul”.


Parcerias
Nesta edição, as instituições e organizações envolvidas são: Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);  Central Única dos Trabalhadores (CUT); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mato Grosso do Sul (Fetagri-MS); Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam); Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul); Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Hospital de Amor – Instituto de Prevenção - Dourados-MS; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Cresol; Sicoob; Sicredi; Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS); Sindicato Rural de Dourados; Sistema OCB-MS;  Senar-MS; Sebrae-MS; Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf)/Prefeitura Municipal de Dourados; Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)/Governo de MS; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Governo Federal.
 

Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 9-9944-9224 (WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventotecnofamautoridadestecnofam2024af