16/04/24 |   Comunicação

Câmara de Campo Grande realiza homenagem à Embrapa e personalidades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa

Arquivo Embrapa - Dr. Afonso autografando o best-seller da Embrapa, 500Perguntas 500Respostas - Gado de Corte

Dr. Afonso autografando o best-seller da Embrapa, 500Perguntas 500Respostas - Gado de Corte

A Câmara Municipal de Campo Grande (MS) entregará nesta sexta-feira (19), em sessão solene, a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa” em comemoração aos 50 anos da Embrapa. Empregados, personalidades e instituições que fizeram parte das cinco décadas da estatal serão homenageadas. A solenidade acontecerá no Plenário “Oliva Enciso”, a partir das 19 horas, será presidida pelo presidente da Casa, o vereador Carlos Augusto Borges, e terá a presença da diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Beltrão.

“A Embrapa exerce papel fundamental no desenvolvimento agropecuário nacional, em nosso Estado e Capital não é diferente. Como empresa pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação, promove novos conhecimentos, produtos, processos e serviços para o setor agropecuário sul-mato-grossense. Essa agenda moderna vem sendo implementada há 50 anos! Foi uma das primeiras com essa visão inovadora servindo de inspiração a outras instituições”, afirma o vereador Carlos Borges (Carlão), presidente da Câmara.

Os agraciados serão: Silvia Massruhá (diretora-presidente da Embrapa); Gabriel Garcia Cid (presidente da ABCZ); Eduardo Riedel (governador de MS); Adriane Lopes (prefeita municipal); vereador Dr. Jamal; ex-senador Waldemir Moka; Marcelo Bertoni (presidente Sistema Famasul); Guilherme Bumlai (presidente da Acrissul); Alessandro Coelho (presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho); José de Melo (Escritório Local da ABCZ); José Ubirajara (presidente da Fundapam); Pierre Patriat (presidente da Unipasto) e Paulo Nobre (Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda.).

Entre os colaboradores da Embrapa Gado de Corte, sediada na Capital sul-mato-grossense, Eduardo Simões Côrrea, Cacilda Borges do Valle, Liana Jank, Antônio Rosa, Jacqueline Barros, Josias de Carvalho, Jurandir Soares e Luiz Otávio Campos da Silva (in memorian) também serão condecorados. 

Pesquisador e chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Rosa, se diz emocionado pela homenagem e a enxerga como “sinal de reconhecimento e inserção da Embrapa na cadeia produtiva e na sociedade campo-grandense e sul-mato-grossense. Isso nos estimula a aprimorar, cada vez mais, nossas entregas!"

Medalha Legislativa e memória
Os 50 anos da instituição, por si, é motivo de celebração, no entanto, se torna mais especial quando a medalha legislativa leva o nome de um empregado da Embrapa. Afonso Nogueira Simões Corrêa foi engenheiro-agrônomo, professor universitário, diretor e depois secretário do Ministério da Agricultura, secretário de Agricultura de Mato Grosso, membro da Comissão de Divisão do Estado de Mato Grosso, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul e encerrou sua carreira na Embrapa Gado de Corte.

Dos seus sete filhos, um foi empregado da organização; dos 14 netos, um é analista na Unidade de Campo Grande. A empresa de pesquisa sempre esteve presente na vida de Dr. Afonso. O filho de Maracaju, aliás, liderou o grupo técnico composto por funcionários do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (IPEAO), sendo autor do documento, com base no qual, o presidente Ernesto Geisel decidiu pela indicação de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, hoje Embrapa Gado de Corte, em agosto de 1975.

  

Afonso com o filho, Eduardo (empregado aposentado da Embrapa), e o neto, Filipe (analista da Empresa)

Para seus filhos, “ao homenageá-lo com a medalha que leva o seu nome, a Câmara Municipal não está apenas gravando o nome de nosso pai e avô na história da Embrapa e de Campo Grande. A Câmara está reafirmando os valores e ideais pelos quais ele viveu”. O pesquisador é lembrado por sua atuação pública produtiva, pela visão pioneira em projetos que transformaram o Centro de Pesquisa e pelo amor ao País, à agropecuária, à Embrapa e a Mato Grosso do Sul. 

Os seus 93 anos de vida* serão eternizados não somente nessa medalha, mas nos amigos e todos que foram tocados por sua obra. Após as solenidades realizadas este ano e em 2025, ano em que a  Unidade de Campo Grande celebra seu cinquentenário, a Medalha Afonso Simões será entregue, a cada cinco anos, no mês de agosto, por ocasião da comemoração de cada quinquênio a mais da Embrapa Gado de Corte.

Afonso, Maria Auxiliadora (esposa) e filhos

* Afonso Nogueira Simões Corrêa faleceu em março de 2016.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/