27/04/24 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Pantanal marca presença na Tecnofam 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rosilene Gutierrez

Rosilene Gutierrez -

Da fauna à flora, cada visita ao estande da Embrapa Pantanal foi uma jornada de aprendizado. A unidade pantaneira marca presença na 5ª edição da Feira de Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, a Tecnofam 2024, promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste, foi realizada de 16 a 18 de abril no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados (MS). A Tecnofam é conhecida como a maior feira da agricultura familiar do Centro-Sul do país, resultado dos esforços da Embrapa e de seus parceiros para atender às necessidades regionais.

Auro Otsubo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, destacou que o evento foi além das fronteiras de Mato Grosso do Sul, sendo um dos maiores do Brasil nesse tema. Ele afirmou: “Apresentamos durante a Tecnofam tecnologias para praticamente todos os biomas do Brasil.”

Com sede em Corumbá (MS), a Embrapa Pantanal levou amostras de mel e informações sobre o “Mel do Pantanal”, produto produzido na Fazenda Nhumirim, de propriedade da empresa, localizada no Pantanal da Nhecolândia. O mel produzido no Pantanal faz parte dos produtos nacionais com Indicação Geográfica (IG), registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O IG do mel foi conquistado por meio de uma parceria entre a Embrapa Pantanal, a Superintendência da Agricultura e o Sebrae MS.

Ana Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa, participou da abertura do evento, destacando os esforços da Embrapa em aumentar a segurança alimentar do Brasil. Ela esteve no estande da Embrapa Pantanal, interagindo com os visitantes e participando da amostragem do “Mel do Pantanal”.

A unidade pantaneira também levou mudas de batatas-doces, do Banco de Sementes da Fazendinha Agroecológica Km 47, além de variedades da Embrapa Hortaliças e Embrapa Clima Temperado. O pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal que tem suas pesquisas voltadas para Agroecologia, está reproduzindo mudas na área de rustificação da unidade, onde as mudas são preparadas e fortalecidas antes de serem transplantadas no local final de cultivo. No encerramento do evento, as mudas de batatas-doce foram entregue ao professor Cajetano Vera, da etnia Guarani Nhandéva, ele é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino e trabalha na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.

Para Suzana Salis, chefe-geral da Embrapa Pantanal, a participação da unidade no evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e estabelecer parcerias importantes. Ela ressaltou: “Eventos como este permitem que alcancemos objetivos de maneira eficaz, fortalecendo a troca de informações e intercambiando colaborações que beneficiam tanto os agricultores quanto o meio ambiente”.

Durante a feira, os visitantes conheceram a planta “Mesosetum chaseae”, uma gramínea nativa do Pantanal, do Banco Ativo de Germoplasma de Forrageiras da Embrapa Pantanal, e depois puderam realizar o download do do “Guia para identificação das pastagens nativas do Pantanal”, usando um QR Code. Além disso, observaram 14 espécies de peixes do Pantanal da coleção de referência do laboratório de Recursos Pesqueiros, das pesquisas conduzidas pelo pesquisador da Embrapa Pantanal, Agostinho Catella, e participaram de atividades para identificar essas espécies, utilizando a “Chave de identificação de espécies de peixes do Pantanal”.

O estande da Embrapa Pantanal, junto da Tecnofam Kids, proporcionou um jeito divertido de aprender sobre Agricultura Familiar e Produção Sustentável. Recebeu representantes de várias instituições, caravanas de diferentes distritos e mais de 550 crianças, vindas tanto do município quanto de cidades vizinhas. Fabyane Miranda, presidente da Associação Prosperando, da Terra Indígena de Nioaque, ressaltou que o evento trouxe valiosos conhecimentos para o grupo. “Vamos compartilhar esses aprendizados em nossa comunidade, especialmente sobre o programa Embrapa & Escola. Queremos envolver nossa associação de produtores de várias aldeias, como Água Branca e Cabeceira, para que nossas crianças também participem dessa iniciativa”.

A presença diversificada e numerosa de público na feira destaca sua importância em promover conhecimentos e tecnologias para a agricultura familiar, afirmou Thiago Coppola, chefe-adjunto de Transferência e Tecnologia da Embrapa Pantanal. Ele enfatizou ainda: “Nosso objetivo é levar as tecnologias da Embrapa às mãos dos agricultores, e dessa forma impulsionar o desenvolvimento sustentável na região”.

A Embrapa Pantanal participou das atividades, apresentando suas tecnologias, com a presença dos empregados Marcos Tadeu Borges Daniel Araujo e Rosilene Gutierrez, ambos da equipe de comunicação.

A Tecnofam Kids foi coordenada por empregados da Embrapa Agropecuária Oeste e colaboração de alunos do Instituto Federal de Mato Grosso dos Sul (IFMS), e contou o apoio de várias entidades, incluindo Semed, Semafes, Sinpaf, Agromix Agroindustrial e IFMS.

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens