01/05/24 |   Produção vegetal

Embrapa Meio-Norte realiza dia campo sobre cultivo da cajazeira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - Os participantes conheceram os principais experimentos que estão sendo testados na propriedade

Os participantes conheceram os principais experimentos que estão sendo testados na propriedade

A Embrapa Meio-Norte realizou na sexta-feira (26/04) o Dia de Campo “Geração de tecnologias para o cultivo da cajazeira”. O evento aconteceu no sítio Tuturubá, na zona rural de Teresina (PI) e contou com a participação de produtores, técnicos e estudantes.

Os participantes passaram pelas sete estações temáticas e em cada uma ouviram atentamente as explicações sobre o trabalho implantado na propriedade por meio do projeto “Geração de Tecnologias para o Cultivo Sustentável da Cajazeira” demandado pela Câmara Setorial de Fruticultura do Estado do Piauí e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Nas estações, os analistas José Câmara e Adão Cabral deram as boas-vindas aos participantes, apresentaram um breve resumo do projeto e da dinâmica do dia de campo. Na segunda estação, o pesquisador Valdemício Ferreira apresentou informações sobre nutrição de plantas e o sistema de fertirrigação implantado no local.

Em seguida, os participantes conheceram o experimento relacionado ao Controle do crescimento via restrição radicular, apresentado pelo pesquisador Marcos Emanuel. Já na terceira estação o pesquisador Eugênio Emérito destacou o processo de Indução floral da cajazeira, ressaltando como foram testados produtos e tipos de poda visando melhorar a produtividade da cajazeira.

Na estação seguinte o pesquisador Lúcio Flavo Vasconcelos mostrou as variedades de cajazeira que estavam sendo testadas com vistas à produção para consumo in natura e para produção de polpa. Os participantes tiveram a oportunidade de provar os frutos e também sucos das três variedades que fazem parte do experimento. O pesquisador Carlos César Nogueira apresentou aos grupos o experimento com uso de tela para a colheita dos frutos, de modo a evitar o contato do cajá com o solo e a consequente perda de polpa e contaminação.

Na última estação os pesquisadores Candido Athayde e Paulo Henrique Soares apresentaram informações sobre as pragas e doenças da cajazeira. Athayde explicou sobre as principais doentas que atacam a cultura, já Soares falou sobre as pragas, especialmente a mosca das frutas, destacando os atrativos e iscas que estão sendo testadas no local, com ênfase no melaço de cana e suco de manga que apresentaram resultados preliminares satisfatórios para o controle da praga.

O pesquisador Eugênio Emérito, coordenador do projeto, destaca a importância do projeto para a domesticação da cajazeira. “Nós não temos praticamente informações técnicas sobre o cultivo do cajá, então, tivemos que iniciar com a avaliação de germoplasma e envolvemos diversos pesquisadores que estão estudando cada etapa importante do trabalho como a indução floral, a fertirrigação e adubação, o controle do crescimento da cajazeira e também do sistema radicular, além do controle das pragas e doenças e do estudo de métodos de colheita”, relata o pesquisador.

Ele acrescenta que o dia de campo foi uma importante prestação de contas do que a Embrapa vem realizando com os recursos investidos no projeto. “Nós estamos repassando para produtores, técnicos, estudantes, toda a cadeia produtiva, produtores de polpa, produtores de mudas as informações importantes para esses segmentos”, conclui.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198 0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

dia-de-campocursos-e-eventoscajazeiracaja