22/05/24 |

Embrapa mostra trigo para os cerrados, na Agrobrasília

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Bruno Lemos

Bruno Lemos - Trigo de sequeiro desperta o interesse dos produtores

Trigo de sequeiro desperta o interesse dos produtores

A Embrapa leva duas cultivares de trigo para a Agrobrasília 2024, que acontece de 21 a 25 de maio, em Brasília, DF. O evento é promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e realizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. Durante o evento, a Embrapa apresenta as cultivares de trigo tropical BRS 264, para cultivo irrigado, e BRS 404, para sequeiro. O desenvolvimento da triticultura na região é conduzido na parceria entre Embrapa Trigo e a Embrapa Cerrados.

A cultivar BRS 264 conta com ciclo precoce, espigamento em 55 dias e maturação em 110 dias, que permite diminuir os custos de produção e minimizar impactos ao ambiente através da redução na utilização de água e energia elétrica da irrigação. É a cultivar preferida pela indústria moageira pela estabilidade de rendimento e qualidade de farinha. Com indicação de cultivo para os estados de BA, MG, MT, MS, SP, DF e GO, com potencial de rendimentos acima dos 100 sc/ha.

A BRS 404 é alternativa para o cultivo de trigo de sequeiro no Cerrado. Apresenta ciclo precoce, espigamento em 50 dias e maturação em 100 dias. A classe comercial pão e estabilidade na produção de farinha. É adaptada para plantio nos estados de BA, DF, GO, MS, MT, SP e MG, com potencial de rendimento de 70 sc/ha. Como destaques da cultivar estão a tolerância à brusone e o desempenho superior em anos de estresse hídrico.

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Chagas, o trigo é uma importante opção de cultivo para o Brasil Central, tanto para a produção de grãos, quanto no aproveitamento da palha no sistema plantio direto. A cultura também é importante para interromper o ciclo de pragas e doenças no monocultivo de leguminosas, além de preencher o espaço imposto pelo vazio sanitário da soja e do feijão. As condições climáticas do Cerrado, com períodos de chuvas e seca, bem definidos, garantem um trigo de excelente qualidade industrial, com bons rendimentos tanto em cultivo de sequeiro, como em cultivo irrigado.

A previsão da CONAB é de que a área com trigo em 2024 chegue quase a duplicar no estado de Goiás e no Distrito Federal (DF), com aumento especialmente nos cultivos de sequeiro. Segundo o levantamento, com data de maio de 2024, no DF a área total deverá passar dos 3,4 mil hectares (ha) da safra anterior, para 7 mil ha, onde 5 mil ha estão sob cultivo de sequeiro (em 2023 foram 2,3 mil ha). Em Goiás, a CONAB indica um crescimento de 37,5% na área com trigo, estimando 80 mil ha de trigo de sequeiro e outros 30 mil ha com trigo irrigado. “Os produtores ficaram motivados em função dos resultados com sequeiro no ano passado, quando o clima colaborou e os rendimentos surpreenderam”, lembra Jorge Chagas. 

 

 

Convite para visitar a Embrapa na Agrobrasília

 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Press inquiries

Phone number: +55 54 3316-5800

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Image gallery

Find more news on:

trigotrigo-tropical