22/05/24 |   Agricultura familiar

Embrapa realiza curso sobre consórcios agroflorestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Pâmela Celina

Pâmela Celina -

Compartilhar conhecimentos sobre planejamento e utilização de práticas agronômicas associadas à implantação e manejo de sistemas agroflorestais. Este é o objetivo do curso "Implantação de Consórcios Agroflorestais”, realizado pela Embrapa Acre para técnicos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri), IBAMA, SENAR, SEMA e INPA. A capacitação começou nessa segunda-feira (20) e se estende até quinta-feira, 23 de maio. A abertura do evento contou com a participação do chefe-geral, Bruno Pena.

Os conteúdos programáticos do curso contemplam princípios e planejamento de consórcios, componentes agroflorestais, culturas anuais, uso de leguminosas, implantação e condução da lavoura cafeeira, produção de mudas de açaí solteiro e principais classes de solos do Acre. As aulas são ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Acre Tadário Kamel e José Tadeu de Souza Marinho, na sede da Empresa, das 7h30 às 16h30. 

Para Aliedson Sampaio, analista de pesquisa do Ipam e coordenador do projeto "Recuperando paisagens degradadas no Juruá ", a capacitação vai proporcionar o nivelamento de conhecimentos técnicos da equipe do Ipam. "Trabalhamos com produtores que possuem áreas degradadas que precisam ser recuperadas e voltar a ser produtivas. Os SAFs permitem diversificar a produção e a renda de agricultores familiares, mas a equipe técnica precisa estar bem qualificada para discutir e orientar a implantação dos melhores arranjos, de acordo com a aptidão das propriedades", acrescenta.

 

 

Dia de Campo na Resex

Na sexta-feira (24), os alunos participam de Dia de Campo em uma área de consórcio agroflorestal, na Reserva Extrativista Chico Mendes. O SAF que será vitrine de aprendizagem no curso foi implantado em parceria com a Embrapa Acre, há mais de dez anos, na  propriedade do extrativista João Evangelista, no Seringal Porvir, município de Epitaciolândia.

Kamel ressalta que além de funcionar como aula prática, a atividade em campo será uma ótima oportunidade para conhecer uma experiência de sucesso associada à implantação e manejo de consórcios agroflorestais e obter informações sobre a análise financeira do estabelecimento de um arranjo com açaizeiro, seringueira e castanheira. "É uma forma de confirmar o potencial dos SAFs como tecnologia de reconstrução da paisagem, com geração de renda".

O  Dia de Campo será composto por quatro estações temáticas. A primeira tratará sobre a implantação de diferentes arranjos de consórcios de açaí com seringueira e outras espécies. A segunda estação abordará as etapas para estabelecimento do sistema  e os coeficientes técnicos da atividade. Nas duas últimas, o público vai conhecer tratos culturais e práticas de manejo dos cultivos, além do  desempenho produtivo de culturas anuais e perenes, estimativa da presença de carbono no solo e análise financeira do período de estabelecimento do modelo de consórcio agroflorestal adotado.

As duas atividades fazem parte das ações do Projeto BID Embrapa - Inovações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, desenvolvidas pela Embrapa, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

Mauricilia Silva (MTb 429/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 32123225

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sistemas-agroflorestaissafsconsorco-agroforestal