23/05/24 |   Transferência de Tecnologia

Estudantes da Escola Izabel Corrêa visitam Embrapa Pantanal para Atividades Educativas Extraclasse

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reynaldo Brandão

Reynaldo Brandão - Estudantes da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão

Estudantes da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão

Estudantes da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão, acompanhadas por seus professores, visitaram a unidade da Embrapa no Pantanal. A atividade faz do projeto "Atividades Educativas Extraclasse" da escola.

Professores e estudantes foram recebidos no Auditório Águas do Pantanal pela equipe de Comunicação, onde assistiram palestra institucional e ao vídeo "Seu futuro inspira a nossa ciência". Após a apresentação, foram divididos em grupos para visitar as instalações da unidade.

No Laboratório Central, Miguel Ageu guiou os visitantes, apresentando equipamentos, explicando seu funcionamento e detalhando as atividades realizadas, como análises químicas de solo e boas práticas laboratoriais. Além disso, os alunos conheceram a casa de vegetação, onde o técnico Marcos Tadeu explicou que o local também é conhecido como estufa, que permite controlar o ambiente interno para o cultivo de plantas. Na área  rustificação, ele ensinou como fazer mudas de hortaliças, mostrando técnicas de compostagem que podem ser utilizadas para produção em casa.

No Laboratório de Análise de Carne, o analista Emerson Esnarriaga guiou os alunos através de diferentes equipamentos e instrumentos, explicando a importância da análise de carne para consumo. “Nosso laboratório faz análises de carne de origem animal, como carne de peixe, bovina e de frango, abrangendo aspectos de qualidade e validade”, explicou Emerson. Em linguagem didática, comentou que as análises incluem a avaliação de oxidação, capacidade de retenção de água, análise de proteína, pH e todo o processo de determinação da qualidade da carne, para que os produtos atendam aos padrões exigidos.

A aluna Fernanda Sestari da Silva, do 7° D, expressou satisfação com a visita, escrevendo: “Uma das partes favoritas foi conhecer o laboratório central e o viveiro de plantas”. Paula Emanuelly Miranda Peixoto, do 7° C, também relatou a experiência como fantástica, assim como todos os alunos demonstraram a alegria da oportunidade de uma aula diferente, de contato com a logística que promove a pesquisa e de grande valor para o pertencimento e importância na preservação do Pantanal aliada ao uso sustentável de seus recursos.

Agradeço imensamente a oportunidade oferecida pela Embrapa Pantanal”, expressou a professora de Ciências, Simone Yara Benites da Silva. Segundo ela, "essa visita oportuniza aos alunos um acúmulo de extrema relevância cognitiva quando, além de ouvir os pesquisadores e auxiliares da Embrapa, pode também estimular o sensorial na visita a cada espaço (viveiro, laboratório e vídeo)", enriquecendo ainda mais a experiência educativa.

Para o coordenador pedagógico, Alex Samary, as aulas de campo representam “um grande momento de aprendizagem significativa para os alunos”. Ele enfatizou que a visita à Embrapa Pantanal, "que é motivo de orgulho para nós por ser uma empresa pública de pesquisa do nosso bioma Pantaneiro", proporciona aos estudantes uma grande compreensão da importância da ciência e da pesquisa na realidade local, da economia pantaneira de suma importância para os ribeirinhos, pantaneiros, assentados e população em geral.

Programa Embrapa & Escola

O programa Embrapa & Escola é uma iniciativa corporativa que visa popularizar a ciência e despertar vocações entre jovens, por meio de visitas na Embrapa.

Na Embrapa Pantanal os participantes têm a oportunidade de conhecer pesquisas em diversas áreas, tais como: Agricultura familiar, Agroecologia e agricultura orgânica, Tecnologia de alimentos, Conservação e uso de recursos genéticos, Ecologia e manejo da fauna, Gestão e conservação de recursos hídricos, Mudanças climáticas globais, Pecuária sustentável, entre outros.

Público-Alvo

Estudantes do ensino fundamental e médio.

Regras de Visita

As visitas precisam ser agendadas com antecedência mínima de 20 dias e estão sujeitas à disponibilidade da equipe. São oferecidos dois turnos de visitação:

  • Período matutino: a partir das 8h

  • Período vespertino: a partir das 14h

Cada visita dura entre duas e três horas e pode receber até 60 estudantes, acompanhados por professores e responsáveis. Em caso de atraso, a programação será readequada.

Informações Adicionais

  • Lanche e transporte: A Embrapa não fornece lanche nem transporte para as escolas, sendo o traslado de responsabilidade dos solicitantes.

  • Consciência ambiental : Cada visitante deve trazer seu próprio copo ou caneca.

  • Custos : A palestra e as visitas são gratuitas.

  •  

  • Documentos Necessários

Para confirmar a visita, a escola deverá enviar um ofício datado e assinado com as seguintes informações:

  • Nome e endereço da escola

  • Nome, telefone e e-mail do diretor

  • Nome, telefone e e-mail do responsável pelos alunos durante a visita

  • Quantidade de alunos, estimativa de idade e série escolar

  •  

A confirmação será feita em até dois dias úteis.

Contato para Agendamento

As visitas podem ser pré-agendadas enviando o ofício para cpap.nco@embrapa.br. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pantanal pelo telefone (67) 3234.5875 ou WhatsApp (67) 99880.8724.

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens