06/07/07

Embrapa discute futuro da Amazônia

Durante seis dias, especialistas em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na Amazônia, estarão reunidos em Belém (PA), na 59ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para discutir o futuro da região. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é uma das instituições com presença confirmada. 

O evento se realiza entre os dias 08 e 13 de julho e tem como tema "Amazônia: desafio nacional". A diretora-executiva da Empresa Tatiana Deane de Abreu Sá representa o presidente Silvio Crestana na abertura do evento e participa ainda de um grupo de trabalho sobre o tema "Amazônia por um planejamento inovador do desenvolvimento regional", coordenado pela geógrafa, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Bertha Becker.

Outra atividade da diretora na reunião será a de coordenar o simpósio sobre "Agricultura sustentável na Amazônia: facetas para sua viabilização", que contará ainda com a participação do chefe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Celso Manzatto, e o pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Judson Valentim. O tema agroenergia e biocombustíveis também será abordado em mesa redonda coordenada pelo chefe da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF), Frederico Durães.

Para Tatiana, essa é uma oportunidade de mostrar a atuação da Embrapa na Amazônia. "Poderemos mostrar a dimensão da participação da Embrapa nos trabalhos desenvolvidos internamente, a serem levados aos diversos grupos que estão trabalhando  num nível integrado de ciência e tecnologia na questão da Amazônia", comentou.

A idéia é identificar, ao final do encontro, as prioridades a serem adotadas para garantir o desenvolvimento da região, com propostas que definam os horizontes e tracem caminhos para vencer o desafio da utilização social e econômica sustentável do patrimônio natural e cultural da Amazônia.

Ano Internacional do Planeta Terra - Como evento paralelo, que se realiza durante a 59ª Reunião do SBPC, o Comitê Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra se reúne para discutir dez temas eleitos como prioritários para o Brasil. A Embrapa participará da reunião para tratar do tema solos, abordado pelo chefe da Embrapa Solos, Celso Manzatto.

O Comitê foi organizado para atender às recomendações da resolução da ONU, que declarou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, com início das atividades em janeiro de 2007 e término em dezembro de 2009. Cerca de 190 países aderiram ao movimento e formaram Comitês Nacionais para coordenar os trabalhos. No Brasil, o Comitê é formado por diversas associações e organizações científicas governamentais, entre elas a Embrapa. Além do tema solos, serão abordados também assuntos referentes à água subterrânea, cidades, clima, crosta e núcleo terrestre, desastres naturais, oceanos, recursos naturais e energia, Terra e saúde, e Terra e vida.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/