01/07/02

Estágio coletivo atrai estudantes de Agronomia

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura, realiza, pelo quarto ano consecutivo, o programa de estágio coletivo para estudantes de agronomia. Esse ano, o evento ocorre no período de 1° de julho a 2 de agosto, na cidade de Cruz das Almas (BA). Dezoito estudantes estão inscritos, vindos de instituições como a Universidade do Vale do Rio Doce (MG); Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); Escola Superior de Agronomia Luíz de Queiróz (ESALQ-USP); e Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA).

O programa, com carga horária de 200 horas, oferece um panorama geral sobre técnicas e práticas adotadas pela equipe de pesquisa da empresa, abordando as culturas da mandioca, abacaxi, acerola, banana, maracujá, citros, mamão e manga. Entre os temas abordados pelo programa estão assuntos como Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas, Técnica de Biotecnologia em Mandioca e Fruteiras, Propagação e Novos Conceitos de Mudas, Solos para Mandioca e Fruteiras: Física e Manejo, Calagem, Nutrição e Adubação de Plantas, Irrigação, Fertirrigação e Qualidade da Água, Manejo integrado de Plantas Daninhas, Manejo Integrado de Pragas, Tecnologia Pós-colheita e Análises Laboratoriais, Produção Integrada de Frutas (PIF), Processamento de Mandioca e Fruteiras, Planejamento de um Pomar, Padronização e Classificação de Frutas, Marcadores Moleculares e Estatística na Experimentação com Mandioca e Fruteiras.

Dividido em aulas práticas e teóricas, o estágio coletivo se transformou numa oportunidade rara para os estudantes de agronomia adquirirem noção mais realista do trabalho cotidiano de pesquisadores mobilizados para o desenvolvimento de tecnologias destinadas à aplicação imediata na agricultura. Durante o mês de realização do estágio, o centro de treinamentos da Embrapa se transforma num ambiente acadêmico, igual ao das escolas de agronomia de onde vieram os estudantes. É quando o pesquisador interrompe um pouco suas atividades convencionais para exercitar o seu lado de educador. "É um momento especial, onde temos a oportunidade de dividir um pouco do conhecimento que adquirimos na nossa experiência com o trabalho de pesquisa aqui na Embrapa", afirma Getúlio Augusto Pinto da Cunha, pesquisador da cultura do abacaxi há mais de 20 anos e um dos coordenadores do curso.

Do ponto de vista dos estagiários, o curso significa a chance de atualizar conhecimentos num local onde as teorias das ciências agronômicas são testadas constantemente. Estagiária do programa da Embrapa no ano passado, Jacilene Oliveira Soares retornou a Cruz das Almas para fazer mais um mês de estágio, mas, dessa vez, individual e específico para a cultura do mamão. "Estou recebendo orientação de quatro pesquisadores e aprofundando muito meus conhecimentos nessa cultura", atesta Jacilene, aluna do último ano de Agronomia da Universidade do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (MG).

Dalmo Oliveira - MTb/PB N.º 0598 Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone p/ contato: (75) 621.8037 Fax (75) 621.1118 Email: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema:  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/