02/02/24

Agricultores da Baixada Fluminense conhecem a UD

Foto: Ana Lucia Ferreira

Ana Lucia Ferreira - Todos os envolvidos e os agricultores com certificados da AS-PTA

Todos os envolvidos e os agricultores com certificados da AS-PTA

Vinte e cinco agricultores familiares dos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estiveram no dia 11 de janeiro na Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), onde conheceram um pouco de nossas atividades com vistas a desenvolver um curso de BPF (Boas Práticas de Fabricação) no ano de 2024. “Durante a roda de conversa com os participantes, foi possível elencar temas de interesse que possam ser objetos de capacitação, treinamento e orientações”, esclareceu o pesquisador Mauro Vianello Pinto.

O grupo de visitantes tinha em sua maioria mulheres cooperadas que praticam agricultura agroecológica em pequena escala nesses municípios. Elas integram o projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos, realizado pela organização não governamental AS-PTA e financiado pela Petrobras.  Em 2023, o grupo foi atendido por capacitações oferecidas pela Embrapa Agrobiologia, que indicou a Agroindústria de Alimentos para tratar de temas relacionados à sua área de atuação.

O curso que será organizado ao longo de 2024 tem como objetivo principal a capacitação dos agricultores para a construção de um espaço de beneficiamento em Nova Iguaçu. “O objetivo é possibilitar que os participantes do projeto conheçam técnicas relacionadas ao processamento mínimo, fabricação de compotas e polpa de frutas, desidratação de ervas medicinais e aromáticas, pós colheita e de instalações físicas e gestão de uma agroindústria de pequeno porte”, explicou Larissa Cabral, coordenadora do projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos, realizado pela AS-PTA em parceria com a Petrobras.

 

Ana Lucia Ferreira (MTB 16913/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens