01/09/97

Empresa faz 24 anos lançando dezenas de produtos e tecnologias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, fez 24 anos lançando 27 novas cultivares, oito livros, 24 vídeos, três equipamentos, um CR-ROM, dois softwares, dois processos de produção e três novos mecanismos de transferência detecnologia. Além disso, firmou convênio com a Sudam e homenageou pesquisadores que se destacaram por seu trabalho.

Os lançamentos, homenagens e assinatura de convênio ocorreram na quarta-feira, 23 de abril, às 19 horas, na sede da Embrapa, em Brasília. O presidente da Embrapa, pesquisador Alberto Duque Portugal, disse que as novidades fazem parte do esforço da Empresa "«no sentido de aumentar a produtividade do setor agropecuário e florestal brasileiros, reduzir custos e ajudar o País a ampliar a oferta de alimentos, conservando os recursos naturais e o meio ambiente".

A Embrapa é hoje a mais importante empresa de pesquisa do mundo em agropecuária tropical. Sua equipe técnica conta com 2.090 pesquisadores, a grande maioria com doutorado e mestrado, atuando em 39 centros de pesquisa distribuídos em todo Brasil. A Empresa pesquisa centenas de produtos diferentes e já gerou milhares de novas tecnologias. Apenas em 1996, a Empresa lançou 1.071 novas tecnologias, produtos e processos. Nos últimos cinco anos, seus técnicos publicaram 5.900 artigos, atenderam 353 mil consultas e visitas técnicas e deram 12.824 palestras. No mesmo período, a Embrapa promoveu 2.284 cursos e 2.155 dias de campo. A média de atendimentos de técnicos, produtores e estudantes por ano é de 24 mil pessoas.

Alberto Duque Portugal revelou que uma das novidades apresentadas no dia 23 foi o projeto piloto do novo serviço de franqueamento que dará acesso a um escritório virtual de assistência técnica e planejamento rural. Trata-se da Rede Embrapa de Informação Tecnológica (REIT). "Através de um sistema on-line, técnicos credenciados terão informações da Embrapa, via Internet, sobre qualquer assunto referente às atividades do agronegócio pesquisados pela Empresa", disse Portugal. Pesquisadores responderão às dúvidas individualmente e as informações passam a fazer parte de um banco de dados instantâneo. Caso o problema não tenha solução conhecida, passará a ser tema de pesquisa. A primeira etapa beneficiará o setor de gado de leite. Entre as outras novidades estão o primeiro equipamento nacional para congelar embriões em nível de campo, a Videoteca Rural, variedades e cultivares mais produtivas e resistentes a doenças de arroz, girassol, trigo, algodão, sorgo, milho, caju, pêssego, nectarina, araçá e uva sem semente. Uma das variedades, a Soja Renascença, por exemplo, é a primeira resistente ao nematóide do cisto, que ataca cerca de 1,7 milhão de hectares no Brasil.

Na solenidade comemorativa do aniversário, foi aberta a Exposição «24 anos de Embrapa», que vai marcar as parcerias com outras instituições. A exposição foi organizada por cinco empresas (Nestlé, Unimilho, InVitro, Hortec e Fundação Mato Grosso) que mostrarão os resultados do trabalho com a Embrapa. A Embrapa também entregou o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, homenagem a pesquisadores que se destacaram por seu trabalho, à Alfredo Kingo Oyama Homma, da Embrapa Amazônia Oriental, cuja produção científica contribuiu para subsidiar e orientar a tomada de decisões políticas em relação à Amazônia. O outro pesquisador homenageado foi José Roberto Postali Parra, da Esalq/USP. Seu trabalho contribuiu significamente para o desenvolvimento da pesquisa na área de controle biológico. A Embrapa homenageou a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), importante parceira em dezenas de pesquisas realizadas pela Embrapa.

Outra novidade foi a assinatura de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para o desenvolvimento de ações conjuntas nos setores agroindustrial, agropecuário e florestal. Veja os lançamentos:

Grãos, Frutas e Fibras

  • Arroz "Maravilha" - destinado aos estados de Mato Grosso, Goiás, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins, para terras altas de sequeiro, é moderadamente resistente às principais doenças que atacam acultura.
  • Arroz "Primavera" - para terras altas de sequeiro e ciclo precoce, o arroz "Primavera" é recomendado para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. Os agricultores terão semente à disposição a partir de 1998.
  • Arroz "Rio Formoso" - arroz irrigado, de grão longo-fino, é recomendado para o Estado do Tocantins. Agricultores terão material à disposição a partir de 1998.
  • Girassol 122-V2000 - primeira cultivar de ciclo precoce (100 dias, em vez dos 120/130 dias dascultivares existentes) lançada no Brasil. Recomendada para o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo,Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a semente desta cultivar tem um custo muitas vezesmenor do que os híbridos até agora disponíveis no mercado brasileiro. A produtividade pode chegar a 1.800 kg por hectare.
  • Soja "Renascença" - primeira cultivar brasileira de soja resistente ao nematóide de cisto, uma das maiores ameaças às lavouras brasileiras de soja, já tendo causado prejuízos de centenas de milhões de dólares, desde seu aparecimento, em 1991/92. Dos 11,7 milhões de hectares de soja plantados no Brasil, cerca de 1,7 milhão de hectares estão infestados. Outras cultivares resistentes, destinadas a outras regiões, estão sendo pesquisadas para breve lançamento.
  • Soja Embrapa 64 ("Ponta Porã") - recomendada para a região sul do Estado do Mato Grosso do Sul, a cultivar de soja Embrapa 64 é resistente às principais doenças e apresenta boa produtividade. A nova variedade tem maturação precoce.
  • Soja Embrapa 66 - destinada ao Rio Grande do Sul, é resistente a diversas doenças, entre elas a podridão parda e o cancro-da-haste-da-soja, que nos últimos anos causaram grandes danos à produção gaúcha e brasileira. A produtividade é alta, chegado a uma média de 3.134 kg por hectare.
  • Trigo Embrapa 119 - cultivar de trigo superior, atende às novas exigências de qualidade da agroindústria e do consumidor. É indicada para farinha a ser utilizada em massas alimentícias e de crackers e para mescla com farinhas de trigos comuns e/ou intermediários, visando à panificação e ao uso doméstico. As sementes desta nova cultivar estarão disponíveis, em escala comercial, para a safra de 1999.
  • Trigo Embrapa 120 - indicada para farinhas destinadas à panificação e ao uso doméstico. Sua produtividade é bem superior à média brasileira - 3.190 kg por hectare - sem uso de fungicidas. É resistente ou moderadamente resistente a diversas doenças. Sementes para plantio estarão à disposição em 1998.
  • Trigo Embrapa 49 - para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e indicada para farinhas destinadas à panificação, massas e crackers. Suas sementes já estão disponíveis aos produtores. A produtividade média é de 2.770 kg por hectare, sendo moderadamente resistente a algumas doenças.
  • Algodão Embrapa 113 7MH- reúne a produtividade e a precocidade do algodão herbáceo com as características de fibras, resistência à seca e longevidade do algodão mocó. A produtividade é 110% maior, quando comparado ao mocó, alcançando 1.347 kg/ha/ano. Outra variedade - Algodão Embrapa112 6M - alia precocidade no florescimento e excelente qualidade de fibras, e possui uma produtividade média de 531 kg/ha. Este duplo lançamento vem ao encontro das exigências da indústria têxtil e do produtor.
  • Algodão Embrapa 114- CNPA-ITA 96- destinado à região do Mato Grosso. A variedade resiste a doenças freqüentes nas lavouras locais e que provocam quedas acentuadas na produtividade. Possui fibras com boa aceitação pela indústria têxtil.
  • Sorgo BR 700 - híbrido precoce simples, adapta-se muito bem desde o Rio Grande do Sul até os estadosdo Sudeste e Centro-Oeste. Competitivo com os sorgos forrageiros comerciais, produz silagem de alta qualidade.
  • Milho "Saracura" - próprio para plantio em áreas de várzeas ou terras inadequadas ao cultivo de arroz devido à infestação de plantas daninhas. É usado para produção de grãos na entressafra, e possibilita maiorrentabilidade na comercialização.
  • Milho BR 2121- híbrido duplo precoce, com alto potencial de produtividade. É o primeiro milho híbrido com maior valor protéico do Brasil. Esta variedade apresenta teores médios de triptofano e lisina - aminoácidos essenciais à alimentação humana - 50% superiores aos do milho comum.
  • Capim Elefante - Cultivar "Pioneiro" - primeira variedade, no mundo, desenvolvida para uso sob pastejorotativo, possibilita produtividade acima de 15.000 kg de leite/ha/ano.
  • Caju - os clones de caju Embrapa 50 e Embrapa 51 destacam-se pela maior estabilidade de produção. Possuem elevado índice de amêndoas inteiras após a retirada da película, assegurando uniformidade na cor, no peso e tamanho, características excelentes para utilização na agroindústria.
  • Pêssego "Leonense" - produz bons frutos destinados tanto à industrialização quanto ao consumo in natura. É resistente a doenças e possui alta produtividade, entre 20 a 25 toneladas por hectare.
  • Pêssego "Turmalina" - produz bons frutos que se destinam ao processamento industrial. Sua produtividade é de 25 toneladas por hectare. Nectarina "Anita" - sua principal vantagem é o alto teor de açúcar dos frutos. Adapta-se bem, mesmo em regiões sujeitas a geadas. A produtividade é de 15 toneladas por hectare.
  • Araçá "Itapuã" - produz a partir do segundo ano. Possui poucas sementes e tem alta produtividade.
  • Uva sem semente - são quatro cultivares de uva de mesa sem semente, recomendadas para o Vale do São Francisco, duas das quais já comercializadas para o exterior.

Máquinas e Equipamentos

  • Equipamentos Isocriogen - primeiro equipamento nacional para congelar embriões em nível de campo. Facilita o trabalhode técnicos e permite o acesso de criadores à tecnologia de transferência de embriões. Leve, prático, nãonecessita de corrente elétrica e pode ser transportado para fazendas.
  • Detetor de prenhez por ultra-som para cabras e ovelhas - o diagnóstico da prenhez em pequenosanimais tem grande importância econômica para o produtor, tanto para o manejo reprodutivo quanto para programas de transferência de embriões. O equipamento desenvolvido pela Embrapa tem baixo custo e avantagem de identificar se o feto está vivo.
  • Equipamento de Biobalística - usado para obtenção de plantas e animais transgênicos (modificados geneticamente), o equipamento permitirá a substituição dos similares importados com grande economia.

Softwares e Processos

  • Software Atepros (Administração Técnica e Econômica da Propriedade Suinícola) - agora na suaversão 2.0, auxilia o produtor de suínos a melhor gerenciar a sua propriedade, cadastrando coberturas, partos, desmames e perdas e transferências de animais, controlando ainda fluxo de compra e venda de animais, insumos e despesas gerais da propriedade.
  • Software Vitelos- auxilia o trabalho de manejo e alimentação de bezerros de rebanhos de raças especializadas na produção de leite ou de mestiços com alto grau de sangue dessas raças. Fornece informações que permitem a produção de carne de melhor qualidade a partir de bezerros que normalmente seriam descartados.
  • Software Dimpivô - permite a técnicos em irrigação dimensionar, com rapidez e eficiência, sistemas depivô central, otimizando o desempenho desse equipamento, assim como o consumo de água.
  • CD-ROM Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária - em nova versão, é um index com registros bibliográficos de toda a produção científica da Embrapa. São 217.604 referências e um cadastro de todas as entidades que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.
  • Extração de óleo de abacate por enzimas - alternativa eficiente na extração do óleo do abacate, propicia alto rendimento e estabilidade do produto final. Baixo impacto ambiental, ao permitir a eliminaçãodo uso de solvente orgânico, o que reduz a poluição causada por efluentes lançados pela indústria de extração de óleos. Esse mesmo processo, ao ser aplicado na extração do óleo de soja, possibilita a obtenção de um produto de melhor qualidade para o refino, um farelo com maior valor comercial e um hidrolizado proteico adequado ao preparo de alimentos líquidos.
  • Plano de Racionalização da Irrigação - possibilita o uso de energia monofásica em projetos de qualquer dimensão, beneficiando regiões que não possuem energia trifásica. Propõe a existência de reservatórios de água dispersos na propriedade, ao invés de uma única fonte, reduzindo em até 40 por cento os gastos com energia.

Mecanismos de Transferência de Tecnologia

  • Rede Embrapa de Informação Tecnológica - REIT - a Empresa está desenvolvendo um sistema de franqueamento que dará acesso a um escritório virtual de assistência técnica e planejamento rural. A primeira etapa beneficiará o setor de gado de leite. Por meio de um sistema on-line, técnicos credenciados terão informações da Embrapa, via Internet, sobre qualquer assunto referente a cada produto. Pesquisadores da Embrapa responderão as dúvidas individualmente e as respostas passam a fazer parte de um banco de dados instantâneo. Caso o problema não tenha solução conhecida, passará a ser tema de pesquisa.
  • Espaço Rural - tecnologias, produtos e processos gerados pela pesquisa agropecuária estão disponíveisaos produtores no "Espaço Rural", instalado na agência do Banco do Brasil em Sete Lagoas (MG). No local - uma área de 32 metros quadrados - são demonstradas as tecnologias e promovidas mesas redondas para troca de informações sobre crédito rural, tecnologias, assistência técnica e formas de apoio às atividades do setor agropecuário. A iniciativa é uma parceria da Embrapa, Emater-MG e Banco do Brasil.
  • Comunicação - convênios com a Agrocast, da Agência Estado, Canal Rural, da RBS, e TV Educativa refletem o esforço da Embrapa em aproveitar o potencial dos modernos meios de comunicação para repassar, seja por intermédio de rede de computadores, em tempo real, seja através de programas diários de televisão, recomendações técnicas e informações didáticas sobre agricultura e meio ambiente para produtores, estudantes e empresários do agronegócio.
  • Vídeos e Livros Videoteca - coleção de vídeos de treinamento. São 22 vídeos produzidos em linguagem simples e didática e que mostram passo a passo as técnicas para transformar a produção em um negócio cada vez mais rentável. Entre os temas abordados na coleção, estão produção de queijo de leite de cabra, inseminação artificial em caprinos, mandioca na alimentação animal, produção de mudas de abacaxi, de manga, de banana e de coqueiro. Os vídeos podem ser adquiridos individualmente.
  • Biotecnologia - vídeo didático-pedagógico que aborda de maneira clara e objetiva o tema biotecnologia, seus usos, potencialidades e benefícios para a sociedade. Útil não apenas para técnicos e estudantes como para leigos.
  • Recuperação de pastagens - somente nos Cerrados, cerca de 50% das pastagens cultivadas têm algum grau de degradação. O vídeo mostra de forma didática conceitos gerais, características e causas da degradação, além de formas de recuperar as pastagens.
  • Livros - são os seguintes os livros a serem lançados: Meteorologia, fatos e mitos; A economia do leite; Métodos analíticos e laboratoriais em fisiologia vegetal; Controle dos nematóides gastrintestinais em ruminantes; Jari: um banco genético para o futuro; Soja, o melhor plano para a saúde; O gafanhoto no Mato Grosso; e Forrageiras da Bacia do Parnaíba, usos e composição química.

Mais informações: Embrapa Assessoria de Comunicação Social Tel.: (61) 348 4113 Fax: (61) 347 4860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/