02/07/07

Palestra aborda importância dos feromônios no controle de pragas

Uma das mais importantes linhas de pesquisa de controle biológico no cenário científico atual no mundo está centrada em estudos de semioquímicos (feromônios) para controle e monitoramento de insetos que atuam como pragas para a agricultura e saúde pública. E o professor John Picketti vai apresentar uma palestra sobre a importância das pesquisas com feromônios para a redução de pragas que comprometem a saúde humana, animal e de plantas, durante o X Simpósio de Controle Biológico - X Siconbiol, que acontece no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília DF, no período de 30 a 04 de julho.

Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos.  São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação.  Na natureza, são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Pickett é o atual Diretor Científico da Universidade de Rothamsted para Manejo Sustentável de Pragas e Doenças e Chefe do Departamento de Química Biológica. É também Professor da Universidade de Nottinghan. Ele vem trabalhando com novos métodos de controle de pragas, especialmente relacionados à caracterização de feromônios de insetos. Ele foi o primeiro cientista no mundo a identificar os feromônios sexuais e outros semioquímicos de pulgões, mosquitos e borrachudos.

O X Siconbiol vai reunir mais de 800 pessoas, entre cientistas, professores, representantes de instituições públicas e privadas e estudantes, que vão apresentar e discutir técnicas inovadoras para o controle biológico de pragas. Esse evento é realizado a cada dois anos desde 1998 e tem sido o fórum nacional mais importante para a discussão dos avanços científicos e tecnológicos no manejo de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças.

Este ano, o tema será: "Inovar para preservar a vida", e será um espaço privilegiado para a discussão de trabalhos técnico-científicos relevantes para o controle biológico, principalmente daqueles relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade dos processos produtivos.

Sobre o evento - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a promotora do evento, que tem como objetivo de apresentar e discutir as inovações científicas e tecnológicas na área de controle biológico de pragas de interesse para as áreas de agropecuária e saúde pública.

Cerca de 800 pessoas, entre cientistas, professores, empresários e estudantes de instituições do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Argentina, Bélgica, México e Colômbia estarão reunidas para discutir temas muito importantes para o cenário técnico-científico atual, como o aquecimento global e sua influência na dispersão de pragas; empreendedorismo e inovação em controle biológico; e desafios e sucessos na comercialização de produtos biológicos, dentre muitos outros.

O evento é realizado a cada dois anos desde 1998 e desde então, tem sido um dos fóruns mais importantes para o debate de temas relacionados aos avanços científicos e tecnológicos no manejo de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças. Este ano, o Simpósio terá como tema: "Inovar para preservar a vida", e será um espaço privilegiado para a discussão de trabalhos técnico-científicos relevantes para o controle biológico, principalmente daqueles relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade dos processos produtivos.      Integração entre os setores público e privado - Segundo a presidente do X SICONBIOL, a pesquisadora Rose Monnerat, o evento pretende promover a participação integrada entre instituições de pesquisa públicas e a iniciativa privada, visando compatibilizar a produção agropecuária e as ações em saúde pública com a promoção e a preservação do equilíbrio ambiental.

Um dos exemplos de sucesso da integração entre os setores público e privado em controle biológico no Brasil foi o desenvolvimento do produto Bt-horus para combater o mosquito da dengue.  Esse inseticida biológico foi produzido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa do DF, Bthek Biotecnologia, e está sendo usado desde janeiro em uma campanha de saúde pública de combate à dengue na cidade de São Sebastião, DF.  A parceria entre essas duas instituições resultou também no desenvolvimento do bioinseticida Sphaerus SC para combater o mosquito transmissor da malária e o pernilongo.

Outro exemplo de êxito da integração entre empresas públicas e privadas é o da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Biocontrole para produção de feromônios eficazes no controle do percevejo marrom da soja, pior praga dessa cultura no país.  Essa união deve resultar no primeiro produto biológico à base de feromônios no Brasil ainda este ano.

Essas e outras novidades serão apresentadas durante o X SICONBIOL, que vai contar com a participação de cientistas, professores, sanitaristas, técnicos, empresários, produtores e estudantes das diversas áreas relacionadas à geração de conhecimentos e aplicação do controle biológico em agropecuária e saúde pública.  As áreas temáticas para apresentação de trabalhos incluem microrganismos entomopatogênicos; microrganismos patogênicos a plantas daninhas, antagonistas e endofíticos; parasitóides e predadores; e semioquímicos.

Jornalista: Fernanda DinizEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 8166-5164; 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br