01/04/00

Software ajuda a economizar defensivos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando, em seu 27º aniversário, o software Gotas que analisa a deposição de defensivos nas culturas. Imagens das amostras de pulverização são coletadas em papel sensível à água. O software calcula automaticamente a densidade da deposição dos inseticidas nas folhas das plantas, além do volume de calda depositado em litros por hectare, por meio da medição e contagem das manchas das gotas.

Esta é uma nova e mais rápida maneira de avaliar a eficiência e o desperdício nas pulverizações de produtos químicos, a um custo que não chega a 1% da alternativa hoje existente para o serviço, a análise dos resíduos de defensivos no solo.

O Gotas fornece um gráfico com a distribuição do defensivo químico no campo cultivado. Com a análise do gráfico, o técnico ajusta as pulverizações, diminuindo a contaminação ambiental e reduzindo o desperdício, com economia de até 50%.

Segundo o pesquisador Aldemir Chaim, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna - SP), a vantagem econômica é ainda maior. Em pulverizações aéreas como, por exemplo, no arroz irrigado do Rio Grande do Sul, gasta-se cerca de US$ 40 por hectare, registrando-se um desperdício de US$ 20 milhões. Com o uso do Gotas, o técnico sabe como o produto químico está sendo distribuído, pode ajustar os bicos dos pulverizadores e economizar essa quantia.

O software tem demanda nacional e internacional, podendo ser utilizado por empresas fabricantes de agrotóxicos e equipamentos para pulverização, com interesse de registro e qualificação de produtos; empresas prestadoras de serviços de pulverização e de treinamento de agricultores; instituições de pesquisa; cooperativas e produtores agrícolas. Foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária(Campinas-SP), em parceria com a Embrapa Meio Ambiente.

Outro lançamento da Embrapa é o Sistema Georreferenciado de Informações de Solos - SigSolos. O Sistema é baseado num software aplicativo e em um banco de dados. Propõe a organização do acervo científico-tecnológico de estudos de solos, tendo como objetivo ser um instrumento básico de apoio à gestão adequada do uso das terras. Para o desenvolvimento do software, a Embrapa contou com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep.

Jornalista Roberto Penteado - MTb 220/DF Assessoria de Comunicação Social Telefone: (61) 447-4379  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/