01/09/02

Manejo florestal é tema de debate na Amazontech 2002

O produtor madeireiro precisa estar atento e procurar as vantagens que o planejamento pode trazer para sua empresa. Na ponta do lápis, as pesquisas mostram que numa atividade de manejo florestal empresarial, o planejamento, além de conservar os recursos naturais, pode significar economia em torno de R$ 40 por hectare, o que representa ganhos de até R$ 20 mil numa área de exploração de 500 hectares.

Manejo florestal é um dos temas que estarão em discussão na Amazontech 2002, evento que acontece em Rio Branco (AC), de 17 a 22 de setembro, e é promovido pela Sebrae, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo do Estado, Universidade Federal do Acre, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Acre (Rio Branco-AC), o manejo é visto de maneira equivocada como uma atividade simples e de fácil execução. O produtor desavisado normalmente não dá a devida atenção ao planejamento da atividade, que implica a abertura de estradas na mata, construção de pátios de estocagem, manutenção de máquinas, e transporte.

Um exemplo prático obtido com a colaboração técnica entre a Embrapa Acre e S.T. Manejo Florestal Ltda, de Vila Extrema (RO), demonstra que os danos ambientais foram reduzidos a apenas 12% nos talhões explorados, quando normalmente atingem de 40% a 60% na Amazônia. Para a floresta, isto significa maior capacidade de regeneração e estoque estratégico de recursos naturais para as gerações futuras.

Hoje, a Embrapa dispõe de processos e técnicas que garantem menor dano ambiental, otimização do produto e redução de gastos na construção de estradas. Outro dado importante é a segurança do trabalhador. Nesta atividade, um descuido pode ser fatal. De acordo com dados divulgados na imprensa local, só este ano 14 pessoas morreram esmagadas em derrubadas no Acre, o que reforça a necessidade de planejamento.

Outras informações: Soraya Pereira - MTB 26165 SP. endereço eletrônico: soraya@cpafac.embrapa.br Fone: (68) 212 3200  

Tema:  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/