01/01/04

Evento mundial sobre soja terá mais de 200 palestrantes

A VII Conferência Mundial de Pesquisa de Soja (WSRC), a IV Conferência Internacional de Processamento e Utilização de Soja (ISPUC) e o III Congresso Brasileiro de Soja (CBS), eventos que serão realizados simultaneamente entre os dias  29 de fevereiro a 5 de março deste ano, em Foz do Iguaçú, terão mais de 200 palestrantes de diversos países e a apresentação de mais de 700 trabalhos científicos abordando os mais diversos aspectos sobre a pesquisa científica, novas tecnologias de produção, armazenamento, logística, consumo, aspectos sócio-econômicos e ambientais, e industrialização.

Será uma oportunidade única para que os participantes obtenham informações e atualizações sobre os principais temas envolvendo o complexo agroindustrial da soja. O evento é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o presidente do evento, das 1500 inscrições aguardadas, mais de 900 já foram confirmadas.

O agronegócio da soja têm sido o principal ítem da pauta de exportações do setor agroindustrial brasileiro, argentino e paraguaio, e a realização do evento na região da tríplice fronteira contemplará os eventuais participantes desses países com a oportunidade única de conhecer o que há de mais avançado na cadeia produtiva da soja no mundo, mantendo-os em contato com o conhecimento de conferencistas altamente qualificados, só disponíveis em eventos desse porte. Essa congregação de  eventos será uma fonte segura de novidades do setor para os participantes, o que pode ser um diferencial muito grande devido a importância que a informação adquiriu nos últimos anos na competição dos mercados internacionalizados.

A velocidade com que surgem novas informações úteis para incrementar a competitividade também promovem a necessidade de uma atualização constante, e quem participa de eventos deste nível sai na frente.  É a primeira vez que o ISPUC se realiza em algum país americano. As três Conferências anteriores aconteceram na Ásia, diferente das seis WSRC anteriores, onde cinco foram realizadas em país americano (Quatro nos Estados Unidos e uma na Argentina) e apenas uma em país asiático (Tailândia, 1994).

O vice-presidente do evento, Amélio Dall `Agnol afirma que "O triplo evento tem como público-alvo todos os cidadãos relacionados com algum segmento da cadeia produtiva da soja. Além da oportunidade imperdível para agregar novos conhecimentos sobre o agronegócio da soja, atualmente o mais competitivo em nível mundial".

Também será uma ótima oportunidade para desfrutar das maravilhas das Cataratas do Rio Iguaçu, da vida selvagem e biodiversidade do Parque que as circunda e do gigantismo de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em operação. O WSRC discutirá temas dividindo-os em tópicos como Melhoramento e Germoplasma; Fatores Bióticos e seu Manejo; Fatores Abióticos e seu Manejo; Biotecnologia e suas Aplicacões; Ambiente e Manejo Sustentável dos Sistemas de Produção de Soja; Aspectos Sócio- econômicos; Mecanização e Tecnologias Pós-colheita e Estratégias para Transferência de Tecnologia. O ISPUC também tratará dos temas de seus simpósios subdividindo-os em Produção para Processamento e Utilização, Controle de Qualidade; Nutrição e Funcionalidade Fisiológica; Produtos Tradicionais; Novos Processos e Utilização para Alimentos; Óleo Comestível e Ração; Inovações do Uso Não-alimentar da Soja e Estratégias de Disseminação da Utilização.

O Congresso Brasileiro terá como objetivo discutir o potencial, os desafios e o futuro da cultura da soja no Brasil. Os temas abordados pelo Congresso visam cobrir aspectos importantes da cultura de soja relacionados ao seu potencial de expansão de área e de produtividade, sua competitividade no mercado mundial, os prós e os contras da transgenia, a integração soja e pecuária, o manejo da soja para alta produtividade, a ferrugem da soja e seu desafio para a cultura, o sistema cooperativo da Embrapa Soja para o desenvolvimento de cultivares e os desafios tecnológicos para a produção de sementes na região tropical.

Vítor Ogawa (MTb 4656-PR) Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - vitor@cnpso.embrapa.br   

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/