01/07/00

Pratini inaugura unidade de pesquisa no Tocantins

O Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, inaugurou no dia 14 de julho, a unidade de execução de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado de Tocantins. O evento ocorrerá às 9h30, na cidade de Palmas, e contará com a presença do Governador do Estado, Siqueira Campos; e do Diretor-Presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, dentre outras autoridades.

A nova Unidade estará vinculada à Embrapa Cerrados, que fica em Brasília (DF), e terá como maior desafio buscar, através de novas tecnologias, formas de compatibilizar produção agrícola e preservação ambiental, promovendo um desenvolvimento sustentável de toda a região. Além de reforçar e consolidar a presença da Empresa em Tocantins, ela apoiará as ações de pesquisa e desenvolvimento das instituições ligadas ao suporte tecnológico para a agricultura sustentável no Estado, como a Unitins e a Ruraltins.

De acordo com a Embrapa, para que se possa conservar os recursos naturais e a necessária sustentabilidade dos sistemas produtivos, é preciso um planejamento amplo que englobe todos os aspectos do conhecimento, com o objetivo de manter o Cerrado como elemento básico para a produtividade agropecuária. Isso sempre levando em consideração o fato de que o Tocantins se situa na região da Amazônia Legal, sujeita à restrição de 50% do uso da terra, e que possui uma grande área de várzea, apontada como patrimônio ambiental da humanidade, além de reserva indígena.

O setor público-privado deve, portanto, fomentar a preservação ambiental, com a introdução de difusão das atividades agropecuárias sustentáveis. Entretanto, até o momento, inexistem atividades organizadas de pesquisa e experimentação relacionadas à agropecuária no Estado, exceto atividades esporádicas de pesquisa nos departamentos de agronomia e de veterinária da Unitins, em cooperação com a Embrapa.

Agronegócio - Tocantins possui uma área de 278,4 mil km², da qual 89,7% encontra-se no bioma Cerrado. A população é de 1.049.823 habitantes (dados de 1996, segundo o IBGE), que cresce a uma taxa de 3,32% (período de 1991 a 1996). O Produto Interno Bruto per capita é um dos menores do país: R$ 993,00 em 1994.

O agronegócio absorve a maior parte da população economicamente ativa, sendo este setor reconhecido como a principal atividade econômica do Estado, que possui cerca de 47 mil propriedades rurais. Entretando, o desempenho de sua agricultura deixa a desejar, com apenas 7% das terras potencialmente agricultáveis sendo utilizadas na produção agrícola e parte do restante destinada à pecuária extensiva. A agricultura desenvolvida está dividida em agricultura empresarial, praticada principalmente pelos médios e grandes produtores, e a agricultura de subsistência, praticada pelos pequenos.

Segundo a Embrapa, a utilização racional do Cerrado, com uma agricultura sustentável, representa não somente uma garantia de produção crescente de alimentos, como também uma forma de reduzir a pressão de uso para agricultura de outros ecossistemas, como o da região Amazônica. O mau uso do manejo do solo e das culturas, em muitas áreas de produção, sem respeitar a oferta ambiental, tem resultado em um processo bastante acelerado de degradação dos recursos naturais do Tocantins. Isso tem contribuído, em muitos casos, para uma agricultura itinerante, levando o agricultor a deixar as terras improdutivas expostas à degradação, em busca de novas áreas. Para a Empresa, o desenvolvimento sustentável demandaria o uso de tecnologias simples, flexíveis, de fácil reprodução, com um mínimo de insumos externos, que resultasse em melhoria do nível de vida do usuário. O principal aspecto a se considerar, neste enfoque de exploração agropecuária, é o uso de um sistema tecnológico que respeite os limites do ambiente e possibilite o uso das terras através dos anos, com alta produtividade, evitando-se assim a agricultura itinerante.

A Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa no Tocantins está situada na ARSE 13, conjunto L, lote 13, Alameda 11, Palmas, Tocantins, CEP 77010-970. O telefone para contato é (63) 218-2933 ou 218-2953.

Jornalista: Robinson Cipriano (MTb 2057/88) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: (61) 448-4113 / 448-4247 Email: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/