06/12/07

Dia de Campo na TV mostra sistemas de irrigação acionados por cataventos

O Dia de Campo na TV mostra a Energia eólica como alternativa para pequenas propriedades. O programa vai ao ar nesta sexta-feira( 7 ) , das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 9 , no Canal NBR / TV Nacional, a partir das 8h.

A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Embrapa Agroindústria Tropical estuda a viabilidade de sistemas alternativos de irrigação, como o "bubbler" e o de microaspersão, acionados por catavento. O sistema de microaspersão acionado por cataventos permite uma aplicação freqüente de pequenas quantidades de água, que se ajusta à taxa de absorção de água pelas plantas cultivadas.

De acordo com o pesquisador Lindbergue Araújo Crisóstomo, a eficiência de aproveitamento de água ocorre em função de sua melhor condução e distribuição no sistema radicular.

Além de um catavento do tipo convencional instalado sobre um poço com profundidade de 17m, o sistema inclui uma bomba de pistão aspiro-premente para elevar a água e uma caixa d'água - que deve estar instalada a uma altura de cerca de seis metros.

De acordo com o pesquisador, é necessário que exista uma fonte de água, "que pode ser um poço, uma cacimba, um riacho ou um açude". Outra premissa básica é a existência de ventos acima de 2m/s (como, por exemplo, a faixa litorânea do Nordeste), velocidade mínima necessária para colocar o catavento em funcionamento.

Na comparação com o sistema de bombeamento elétrico, a utilização do catavento apresenta um custo inicial maior. Mas, segundo Lindbergue, "a médio e longo prazos, o sistema apresenta vantagens, uma vez que não é preciso pagar pela fonte de energia (vento); a manutenção dos equipamentos também tem um custo menor, além de ser um sistema não poluidor do meio ambiente". O pesquisador acrescenta que o sistema pode ser a solução para viabilizar o cultivo irrigado em regiões aonde não exista energia elétrica instalada.

Outra opção de irrigação voltada para a agricultura familiar é o sistema "bubbler", desenvolvido na Universidade do Arizona (EUA). Indicado para áreas de, no máximo, quatro hectares, o bubbler é de fácil instalação e manejo e apresenta baixo custo, além de utilizar práticas de produção mais limpas, já que dispensa o uso de energia elétrica ou fóssil.

Segundo o pesquisador Afrânio Arley Teles Montenegro, esse sistema utiliza energia gravitacional, proveniente de uma fonte que deve estar elevada a uma altura mínima de um metro, o que dispensa o bombeamento. A água é distribuída individualmente, por meio de mangueiras emissoras. Como não utiliza gotejadores ou microaspersores, o bubbler não necessita de filtragem, o que reduz ainda mais o seu custo de instalação.

Conforme explica Afrânio Arley, o nome "bubbler" tem origem no borbulhamento da água, provocado pela liberação do ar na tubulação. "O sistema consiste em uma linha principal conectada a uma fonte de água, que pode ser uma caixa d'água ou barragem, uma coluna de tubo PVC com registro para controle da carga hidráulica, uma linha de derivação, linhas laterais e mangueiras emissoras", explica.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agroindústria Tropical www.cnpat.embrapa.br

Jornalista: Teresa Barroso (DRT 823 CE JP) Telefone: (85) 3299 1907 / 9953 8290 E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica www.sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/