04/07/07

Participantes do Pan recebem kits da Embrapa

Alimentação balanceada e produtos nutritivos fazem parte do dia-a-dia de qualquer esportista e a pesquisa agropecuária é uma aliada para fornecer esses itens fundamentais para a dieta dos atletas. Representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e chefes das comitivas internacionais que participam da XV edição dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, receberão um kit com resultados de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Numa sacola de algodão orgânico, estarão produtos como a banana desidratada, a barra de caju, a soja frita e o suco tropical à base de maracujá, acerola e taperebá, todos alternativas nutritivas e seguras para o consumo. Também estarão na sacola um boné e uma toalha de mão feitos com algodão colorido. Um texto em português, espanhol e inglês apresenta as tecnologias. Inicialmente, serão 150 kits. A imprensa que participar do evento também receberá, durante o credenciamento, um kit especial com produtos da pesquisa agropecuária.

Os efeitos benéficos das tecnologias apresentadas são muitos. A barra de caju, desenvolvida pela Embrapa, tem fibras e alto teor de vitamina C (seis vezes mais que uma laranja), com o triplo de proteína encontrada nas barras de frutas tradicionais. A banana desidratada tem alto valor energético e é rica em minerais, com destaque para o potássio. A soja frita possui 40% de proteínas de alto valor biológico e auxilia na redução dos riscos de algumas doenças crônico-degenerativas. Já o suco tropical à base de maracujá, acerola e taperebá apresenta em sua composição carotenóides, vitamina C, carboidratos e fibras.

Constam dos kits, ainda, o pepino "Curumin" em conserva, minicenouras, geléia de pimenta, castanha de caju e mel. As tecnologias são fruto do trabalho de pesquisa das seguintes unidades: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba-RJ), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Embrapa Meio Norte (Teresina-PI) e Embrapa Soja (Londrina-PR). A Embrapa é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

História do Pan - Disputados de quatro em quatro anos, os Jogos Pan-americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos. Sua origem remete aos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1932), quando representantes de países latino-americanos no COI propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte na região.

A idéia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan-americano, realizado em 1940. No evento, ficou decidido que os Jogos inaugurais seriam disputados em 1942, em Buenos Aires, mas foram adiados devido à Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, a primeira edição dos Jogos Pan-americanos ocorreu em 1951 na capital argentina.

Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-americanos jamais deixaram de ser disputados e passaram por cidades de todos os cantos do continente. O Brasil sedia a competição pela segunda vez. A primeira edição brasileira foi a dos IV Jogos Pan-americanos, disputada em 1963 em São Paulo.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/