29/06/07

Embrapa desenvolve farinha de batata-doce

Bolos, pães e biscoitos como fonte de vitamina A sendo servidos em escolas de todo o país. É com esse objetivo que pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) estão desenvolvendo uma tecnologia de produção de farinha de batata-doce rica em carotenóides, que pode substituir totalmente, ou em parte, a farinha de trigo. A escolha da batata-doce deve-se ao fato de ela ser uma das hortaliças mais consumidas no Brasil e de ser uma cultura adaptada a todas as regiões do País, de fácil cultivo e de baixo custo.

A pesquisa começou com a busca de raízes enriquecidas com corotenóides, que são um tipo de pigmento amarelo alaranjado presente em vários alimentos, como a cenoura e a abóbora, mas que não são muito comuns na batata-doce. Alguns desses carotenóides são convertidos pelo nosso organismo em vitamina A, cuja deficiência prolongada pode produzir alterações na pele, cegueira noturna, principalmente em crianças, e lesões na córnea que podem levar à cegueira. Além das crianças, a carência de vitamina A também é um problema muito sério entre mulheres grávidas ou que estão amamentando.

A idéia é disponibilizar variedades de batata-doce de cor alaranjada, ricas em carotenóides, à população, por meio de programas de alimentação infantil, envolvendo a merenda escolar, programas de assistência materno infantil e programas de fornecimento de cestas-básicas.

A Embrapa Hortaliças já está fornecendo ramas de batata-doce de polpa alaranjada, com prioridade para instituições que trabalham com segurança alimentar. Os pedidos pode ser feitos por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Unidade, pelo telefone (61) 3385-9110 e pelo endereço eletrônico sac@cnph.embrapa.br.

A tecnologia para a produção da farinha, que facilita o transporte e o armazenamento do produto, também está disponível e já foi tema de um Dia de Campo na TV e de um programa Prosa Rural.

Texto: Marcos Esteves Contatos: (61) 3385-9109 - marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/