01/02/04

Banco Interamericano de Desenvolvimento visita a Embrapa

A consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID), Sandra Whiting, cumpre um roteiro de visitas em cinco unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de avaliar as possibilidades de investimento na pesquisa brasileira. Na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), a visita acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro.

O motivo das visitas, conforme o chefe adjunto de administração da Embrapa Trigo, Osmar Rodrigues, é conhecer melhor a empresa para avaliar a implantação do projeto Agrofuturo, a ser financiado pelo BID, num investimento da ordem de US$ 60 milhões, com a contra partida do Governo Federal, que contribui com metade do valor. Os recursos são destinados a melhorias em laboratórios, financiamento de projetos de pesquisa e treinamentos de pesquisadores, principalmente no exterior, entre outros investimentos a serem definidos.

Segundo o pesquisador Fernando Campos, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento, o projeto ainda está sendo construído e deve estar pronto e aprovado até o mês de setembro, mas a execução deverá acontecer somente em 2005. "A aprovação final do projeto depende desta auditoria ambiental do BID, onde estão sendo avaliados aspectos sobre a gestão ambiental dos laboratórios, como a destinação de resíduos, substâncias tóxicas e manipulação de organismos geneticamente modificados. A missão do BID avalia procedimentos que vão desde biossegurança à proteção pessoal dos empregados", esclarece Campos.

A representante do BID Sandra Whiting se mostrou impressionada com a qualidade do trabalho desenvolvido na Embrapa Trigo: "É visível o impacto positivo de trabalhos em plantio direto, controle de pragas e doenças. Ficou claro que o único entrave é a falta de recursos. Espero que o BID possa apoiar a Embrapa neste sentido".

O roteiro de visitas na empresa já percorreu a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ( Brasília, DF), a Embrapa Soja (Londrina, PR) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG). A consultora do BID segue de Passo Fundo (RS) para o Rio de Janeiro, onde encerra a programação na Embrapa Agroindústria de Alimentos. Após, será feita uma avaliação geral com representantes da Embrapa e a missão do BID no Brasil para dar encaminhamentos ao projeto.

Joseani M. Antunes- MTb 9396/RS Embrapa Trigo Contatos: (54) 311.3444 - joseani@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/