01/07/03

Congresso brasileiro discute pesquisas para controle de nematóides

Os desafios e as perspectivas da pesquisa com nematóides vão marcar as discussões do Congresso Brasileiro de Nematologia que começou, 30 de junho, às 16:00 h,  na cidade de Petrolina (PE) e se encerra no dia 4 de julho. Os nematóides são vermes que podem atacar as estruturas de diversas espécies plantas como raízes, caules, folhas, frutos e sementes, e causar grandes perdas na produção agrícola.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Congresso, Wellington Moreira, pesquisador da Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE), os nematóides são cada vez mais estudados devido aos constantes aumentos das áreas infestadas e os reduzidos métodos de controle.   A cana-de-açúcar, o inhame, as plantas hortícolas, em geral, o coqueiro e algumas fruteiras como acerola, goiaba e banana são exemplos de culturas seriamente afetadas. A literatura científica relata a existência de centenas de espécies de nematóides que vivem associadas às plantas e causam vários tipos de doenças.

Durante o evento serão discutidos temas relevantes como os desafios da nematologia no mundo e no Brasil, ecologia dos nematóides, influência dos nematóides na fisiologia das plantas, técnicas de manejo integrado de nematóides, manejo de nematóides a e agricultura sustentável, legislação fitossanitária em vigor, biologia molecular em nematologia – situação atual e perspectivas futuras, melhoramento genético aplicado aos problemas nematológicos, além de outros.

O Congresso é organizado pela Embrapa Semi-Árido, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sociedade Brasileira de Nematologia. Maiores informações poderão ser obtidas com Wellington Moreira, no telefone (87) 3861-4442.

Marcelino Ribeiro – Jornalista Embrapa Semi-Árido Contatos: (87) 3862-1711 - marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/