23/11/23

Um roteiro tecnológico para transferência de tecnologias do feijão-caupi

Foto: Laura Moreno

Laura Moreno - O workshop foi desenvolvido durante a manhã da terça-feira 21, na biblioteca da Unidade

O workshop foi desenvolvido durante a manhã da terça-feira 21, na biblioteca da Unidade

Pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte conheceram esta semana, durante um workshop, a gestão da transferência de tecnologias de cultivares de feijão-caupi no Brasil com o uso do roadmap (roteiro) tecnológico. O evento, apresentado pelo analista Jeudys Oliveira, mostrou, em detalhes, como identificar “as lacunas operacionais nas ações de transferência de tecnologias e na exploração mercadológica” do portfólio de cultivares desenvolvidas pela unidade.

Ele destacou também a necessidade de “analisar as perspectivas e as possíveis rotas para ações eficientes de transferência de tecnologias”, melhorando a exploração comercial do “portfólio de cultivares de feijão-caupi”. Oliveira explicou que o importante é construir um roteiro tecnológico que “explore vínculos ativos entre recursos tecnológicos, objetivos organizacionais e desenvolvimento de tecnologias com ações de curto, médio e longo prazos”.

Ao final do workshop, o grupo concluiu que o mais importante é o “desenvolvimento de cultivares que atendam às demandas do setor produtivo, disponíveis no mercado e com contratos de licenciamento que possibilitem a autossuficiência do Programa Nacional de Melhoramento liderado pela Embrapa Meio-Norte”. Durante o evento foi feito um histórico das pesquisas com o feijão-caupi no Brasil e no Piauí.

Fernando Sinimbu
Meio-Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/