02/07/07

Embrapa Informática Agropecuária apresenta tecnologias na Agrishow Semi-Árido

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da Agrishow Semi-Árido 2007 - Feira de Tecnologias, Máquinas e Implementos Agropecuários. O evento será realizado de 3 a 7 de julho de 2007, no Escritório de Petrolina (PE) da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Soluções em tecnologia da informação para o agronegócio, desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária, serão apresentadas por meio das seguintes tecnologias, disponíveis também para consulta no endereço  www.cnptia.embrapa.br .

Agência de Informação Embrapa - A Agência de Informação Embrapa conta com seis árvores do conhecimento, disponíveis para acesso de toda a sociedade: feijão, banana, agronegócio do leite, espécies arbóreas da Amazônia, bioma Cerrado e agricultura e meio ambiente.Trata-se de um sistema na internet que possibilita a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica e ao conhecimento gerados pela Embrapa e outras instituições de pesquisa.

Essas informações estão organizadas numa estrutura ramificada em forma de árvore, denominada árvore do conhecimento, na qual o conhecimento é organizado de forma hierárquica.

No portal www.agencia.cnptia.embrapa.br, podem ser encontradas informações sobre os processos de pré-produção, como características da espécie, insumos, manejo do solo e adubação; produção, abrangendo sistemas de cultivo, irrigação, doenças e pragas, custos; até a pós-produção, com dados sobre tecnologia, processamento, transporte, consumo, mercado etc. As árvores temáticas apresentam informações sobre biodiversidade, solo, vegetação, manejo, qualidade e políticas agroambientais, entre outras. O usuário também tem acesso a recursos de informação, como artigos, livros, arquivos de imagem e som, planilhas eletrônicas etc, na íntegra.

Agritempo - O Agritempo (www.agritempo.gov.br) é um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Resultado de parceria entre diversas instituições nacionais, o Agritempo é um consórcio que organiza e administra um conjunto de mais de mil estações meteorológicas espalhadas pelo País.

Os recursos computacionais permitem consultas à base, geração de boletins agrometeorológicos, mapas e gráficos. Além dos dados meteorológicos, o sistema gera diariamente mais de 800 mapas referentes a estiagem, evapotranspiração, dias com chuva para todo o Brasil, entre outros.

Possui um banco de dados diários de chuvas coletados e acumulados durante cerca de vinte anos, por 2.400 estações pluviométricas da Agência Nacional de Águas, assegurando resultados mais eficientes para a elaboração do zoneamento agrícola. Ainda possibilita o desenvolvimento de sistemas de alerta para doenças e identificação de áreas atingidas por eventos climáticos extremos, como temporais, geadas, seca, veranicos, entre outros.

Diagnose Virtual - É um sítio na internet dirigido à área de sanidade animal e vegetal, que possibilita o diagnóstico remoto de doenças. Está disponível um sistema especialista para diagnóstico de doenças de milho, que permite que agrônomos, produtores e agentes de extensão rural, entre outros, diagnostiquem, pela web, doenças de sua plantação de milho. Também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros. O sistema pode ser acessado pelo portal da Embrapa ou diretamente no endereço: http://diagnose.cnptia.embrapa.br.

Rede de Agroecologia - A Embrapa Informática Agropecuária participa de duas ações de pesquisa em redes de agroecologia, desenvolvendo sítios na internet para a Rede Regional de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana e para a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Os sítios organizam informações sob a forma de notícias, agenda de eventos, artigos, fóruns de discussão, álbum de fotos, cursos, dentre outras funcionalidades. O endereço é http://www.agroecologia.cnptia.embrapa.br .

Também participam das redes de cooperação a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e a Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP). A agroecologia reúne um conjunto de princípios, conceitos e metodologias, a partir de um enfoque sistêmico, fornecendo as bases para promover a transição para a agricultura sustentável e também para a produção de alimentos mais saudáveis e naturais.

Sispaf - O Sistema de Informação e Promoção de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar - Sispaf é um projeto desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Norte (Teresina), que visa organizar a demanda e a oferta de produtos e serviços gerados pelos agricultores familiares do estado do Piauí. O Sispaf (http://www.cpamn.embrapa.br/sispaf) coloca à disposição dos usuários uma ferramenta para a realização de transações com maior facilidade e rapidez, além de consultas a informações de demanda ou oferta de produtos e serviços da agricultura familiar. O público-alvo é formado por agricultores familiares, associações, cooperativas, instituições privadas e órgãos governamentais.

Mais informações:Nadir Rodrigues Pereira (MTb/SP 26.948)Contatos: ((19) 3789-5747 - nadir@cnptia.embrapa.br

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/